sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Plano de Sequência Didática: INTERVENÇÃO DISCIPLINAR ESCOLAR

Plano de Sequência Didática

INTERVENÇÃO DISCIPLINAR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA APRENDIZAGEM
Flavio Cesar Franco Nascimento

Objetivos
Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, no âmbito escolar  e suas possíveis causas, bem como propor ações para amenizar o problema estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo educacional. Além disso:
  •    Estimular a equipe pedagógica a refletir sobre a própria postura;
  •    Promover palestras de sensibilização de escola, pais e comunidade local;
  •   Organizar grupos de estudo para estudar os problemas de indisciplina e descobrir os fatores que contribuem para o aumento dela;
  •    Verificar qual a metodologia de trabalho utilizada para lidar com os problemas de indisciplina na sala de aula;
  •   Estimular a coletividade, autonomia e habilidades de cada aluno, utilizando os materiais disponíveis no recreio dirigido;
  •    Trabalhar regras de convivência nos momentos dos jogos de recreação;
  •    Contribuir para que a escola se torne um espaço prazeroso de se conviver
  •    Melhorar o relacionamento e o convívio entre os alunos. 

Conteúdo curricular
Disciplina Escolar

Série ou ano escolar
5º ano ao EM.

Tempo Estimado
4 meses.

Material Necessário
Computador para confecção de materiais, textos, questionários, palestras, etc; vídeo projetor, caixa de som e microfone, utilizados nas palestras e reuniões, mostrando vídeos, musicas, slides; jogos gigantes em lona para o momento do intervalo, compondo o recreio dirigido; carro para visitações, máquina fotográfica, entre outros.

Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Daniele. À beira do caos. Nova Escola, n. 218, p. 84-87, dez. 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação do temas transversais ética. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997.v. 8.
CASASSUS, Juan. O clima emocional é essencial para haver aprendizagem. Revista Escola, n. 218, p. 28-32, dez. 2008.
FERNANDES, Celina. Revista Escola, n. 222, p. 34, 2009.
GROPPA, Julio Aquino (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996.
______. Violência na escola, violências da escola. Nova Escola, n. 152, p. 22, maio 2002.
LA TAILLE, Yves de. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: GROPPA, Julio Aquino (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-24.
LEVISCHI, Beatriz. De portas abertas para a sociedade. Nova Escola, n. 1, p. 31-37, ago. 2008. Edição especial.
MALDONADO, Maria Tereza. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. 8. ed. Petrópolis:  Vozes, 1986.
REGO,T.C.R.; A indisciplina do ponto de vista dos professores e dos alunos. In: Aquino, J.G (org ). Indisciplina na Escola.11 ed. São Paulo: Summus, 1996.p 87 et seq.
REPULHO, Cleuza. Assim não dá! Culpar a família pelo desempenho do aluno. Nova Escola, n. 222, p. 30, mai. 2009.
TAYLLE,Y.de L. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: Aquino, J.G (org ). Indisciplina na Escola.11 ed. São Paulo: Summus, 1996.p 87 et seq.
VASCONCELLOS, Celso  dos S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7.ed. São Paulo: Libertad, 1996.
VASCONCELLOS, Celso dos S.: Os Desafios da Indisciplina em Sala de aula. São Paulo: Fde, 1997.
VICHESSI, Beatriz. O que é indisciplina? Nova Escola, n. 226, p. 78-89, out. 2009.

Desenvolvimento
Na atual conjuntura a indisciplina é um dos fatores que mais dificulta o desenvolvimento das atividades pedagógicas no âmbito escolar. As causas são diversas e neste sentido a família e a escola estão em constante embate atribuindo uma à outra a responsabilidade pela exposição de regras para as crianças, regras estas que na maioria dos casos chegam até eles como forma de imposição, não levando a uma reflexão uma vez que ele não participou do processo de elaboração das mesmas.
A indisciplina representa um problema a ser pensado sob a perspectiva da gestão escolar, pois se configura como um complicador  ao exercício do trabalho pedagógico. É preciso lançar um olhar diferenciado sobre o problema para que se consiga descobrir em quais momentos ela é mais acentuada e quais fatores sociais, pedagógicos e psicológicos contribuem para que ela aconteça.
É necessário, abordar o tema considerando sua complexidade e os obstáculos que se agigantam no meio do caminho, contudo assumindo cada um sua responsabilidade e comprometendo-se em observar o espaço escolar continuamente, fazer investigações para que a realidade uma vez percebida de diversas formas possa ser mudada. Neste processo faz se necessário trabalhar  a relação professor-aluno estreitando laços, e criando junto com os educandos as regras de convivência do espaço escolar para que se sintam parte de uma organização, de um sistema, de uma instituição.
Com objetivo de mediar este embate e sensibilizar escola, família e comunidade para a responsabilidade de cada um no papel de educador, estamos propondo o seguinte plano de ação. Plano este  que  traz em seu bojo um estudo sobre a Indisciplina no âmbito escolar  e suas possíveis causas, bem como propõe ações para amenizar o problema.

Ação 1:
Organizar grupos de estudo na escola para pensar e repensar as questões da indisciplina, bulling e violência na escola a fim de estarem continuamente engajados na luta contra o problema.
Os grupos terão encontros periódicos a cada mês (escolas de pais, reuniões em sala como mesa redonda) e serão formados pelos professores, pais de alunos e representantes da comunidade, contando com palestras de especialistas como conselheiro tutelar, psicólogos, professores, policiais e outros. Vídeo aulas, leitura compartilhada de textos sobre os temas abordados e projetos que deram certo em outras instituições serão inseridos, levando-os para casa e retornando posteriormente com propostas de atuação ou lendo em grupo e buscando um consenso.

 Ação 2:
Fazer registro de sala de aula “através dos professores” e espaço escolar ”através dos monitores e vice direção”, a fim de perceber qual o foco da indisciplina em cada sala bem como nos momentos de recreação e deste modo trabalhar em cima dos pontos corretos visando um melhor resultado.

Ação 3:
Buscar parceria com Conselho Tutelar, agentes comunitários, psicólogos e assistentes sociais a fim de sensibilizar as famílias e comunidade local para os prejuízos causados pela indisciplina no espaço escolar. Procurando através de palestras, jogos, gincanas e outros eventos aproximá-los mais da escola para que compreendam como funciona o ambiente, suas complexidades e a necessidade de estarem engajados na luta contra o Bulling, a violência e a indisciplina geral e em sala de sula.

Ação 4:
Elaborar e aplicar o Projeto Recreio Dirigido contando com a participação e organização da coordenação, professores e alunos, a fim de tornar o espaço tempo mais ordenado nos maiores momentos de conflitos (em anexo). Tem-se como meta de igual modo através desta ação estimular a coletividade, autonomia e habilidades de cada aluno nos momentos dos jogos e brincadeiras que serão promovidos, além de diminuir a incidência de acidentes.

Ação 5:
Visitar os alunos com dificuldade disciplinar e juntamente com a família e o aluno, montar estratégias de melhoria de atitudes.

Ação 6:
Recapitulação das regras entre os professores e seus alunos (Elas geralmente são construídas no primeiro dia ou semana de aulas, lavrando um documento chamado de acordo didático, para cada turma). O aluno se sente participante do processo de elaboração deste conjunto de regras com seus direitos e deveres explícitos.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (estratégias da proposta):
Ações
Envolvidos
Período
Organizar grupos de estudo na escola para pensar e repensar as questões da indisciplina, bullyng e violência na escola
Equipe diretiva
Pais
Professores
Funcionários
julho 2015
Buscar parceria com Conselho Tutelar, agentes comunitários, psicólogos e assistentes sociais a fim de sensibilizar as famílias e comunidade local
Equipe diretiva
agosto 2015
 Fazer registro de sala de aula e espaço escolar a fim de perceber qual o foco da indisciplina
Professores
Equipe diretiva
Funcionários
agosto 2015
Elaborar e aplicar o Projeto Recreio Dirigido contando com a participação e organização da coordenação, professores e alunos
Equipe diretiva
Professores
Alunos
Funcionários
setembro 2015
Visitar os alunos com dificuldade disciplinar
Equipe diretiva
Professores
setembro 2015
Elaboração do acordo didático
Professores
Alunos
Imediatamente

 Avaliação
Por meio de questionários, pedir aos alunos, funcionários e pais que analisem os avanços no processo (em anexo).
Observar a colaboração e inclusão dos alunos, anotar o que foram capazes de realizar sozinhos e em grupo, analisar o quanto cada aluno avançou no trajeto, avaliando a evolução da disciplina em geral e especificamente nas turmas envolvidas.



ANEXOS
Questionário - Alunos
(avaliação disciplinar)

1.Como você avalia a disciplina em sala de aula?
(   )Ótima     (   )Boa     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssima     (   )não sei responder
2. Como você avalia a disciplina nas aulas ministradas no ginásio ou áreas externas (educação física)?
(   )Ótima     (   )Boa     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssima     (   )não sei responder
3. Como você avalia a disciplina nas aulas realizadas no Laboratório, Biblioteca ou informática?
(   )Ótima     (   )Boa     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssima     (   )não sei responder
4. Como você avalia a disciplina nos corredores ou pátio no momento do intervalo?
(   )Ótima     (   )Boa     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssima     (   )não sei responder
5. Como é o trabalho dos professores para garantir a disciplina em sala de aula?
(   )Ótimo     (   )Bom     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssimo     (   )não sei responder
6. Como é o trabalho dos monitores para garantir a disciplina nos pátios e no intervalo?
(   )Ótimo     (   )Bom     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssimo     (   )não sei responder
7. Como você percebe o trabalho da direção para garantir a disciplina em geral?
(   )Ótimo     (   )Bom     (   )Regular     (   ) Ruim     (   )péssimo     (   )não sei responder
8. A disciplina em geral vem melhorando do inicio do ano até agora?
(   ) Sim     (   ) não     (   ) piorou     (   )não sei responder
9. Quais as maiores ocorrências de indisciplina em sua turma?
(   ) Desrespeito com colegas (palavrões, xingamento, bate boca);
(   ) Agressividade (empurrões, socos, tapas);
(   ) Desrespeito com professores e funcionários;
(   ) Danos a Materiais  e objetos de uso coletivo;
(   ) Desinteresse na realização de tarefas e atividades propostas;
(   ) Brincadeiras durante a aula;
(   ) Saída sem permissão;
(   ) Uso de celulares/eletrônicos na sala de aula
(   ) Outros______________________________________________________________
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Projeto Recreio Dirigido

Justificativa
O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante. Acompanha-o da educação infantil à Pós – Graduação.
Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias- afetivas.
O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos meninos, o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao espaço e ao momento.

Objetivo Geral
Conscientizar nossos alunos quais são as ações, atitudes e procedimento mais correto para horário e espaço físico da escola, bem como oferecer atividades lúdicas e brinquedos variados confeccionados com sucatas e lona.

Objetivo específico
  • ·      Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar.
  • ·     Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente.
  • ·  Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor e das relações sócias e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, momentos de interação lúdica.
  • ·      Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso.


Publico alvo
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e 6º ano ao Ensino Médio.

Etapas de desenvolvimento do projeto
1ª Etapa: Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser feito no horário do recreio.
 Responsáveis: professores, vice diretor e orientador

2ª Etapa: organização do programa de atividades do recreio.
Responsáveis: vice diretor, coordenador e orientador.

3ª Etapa: implantação do projeto – momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e fazendo os reajustes necessários.
Responsáveis: vice diretor, Monitores. coordenador e orientador.

Atividades – Brincadeiras
·         Jogos como: dama, jogo da memória, dominó, pega varetas, elásticos, cordas e outros.
·         Resgate de brincadeiras como: amarelinha, passa anel, pula elástico, brincadeira de roda etc..
·         Além de brinquedos trazidos pelas crianças.

Cronograma
·         2ª feira – Pingue pongue, queimada na quadra
·         3ª feira – jogo da velha, boliche, dama.
·         4ª feira – Corda, elástico e peteca.
·         5ª feira – Pingue pongue, queimada na quadra
·         6ª feira – brinquedos trazidos pelos alunos.

Conclusão
Uma vez implantado o Projeto Recreio Dirigido, espera-se que os alunos mudem os comportamentos agressivos e a correria pelo pátio, incorporando novas posturas/atitudes.



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