quinta-feira, 29 de outubro de 2015

As diferenças entre diretor pedagógico e coordenador

As diferenças entre diretor pedagógico e coordenador


Diretor e coordenador precisam trabalhar em sintonia para o bom funcionamento da escola. Foto: Shutterstock
Em Natal, não há mais diretor e vice-diretor na composição diretiva. Agora são dois diretores: um administrativo-financeiro e outro pedagógico. Qual a diferença nas atribuições do diretor pedagógico e do coordenador pedagógico?
Francisca de Azevedo, de Natal, Rio Grande do Norte
Olá, Francisca, como há diferenças entre as redes, consultei a Lei Nº. 6.485 de 28 de agosto de 2014, divulgada no Diário Oficial do Município de Natal em 5/02/2015, para responder a sua pergunta. De fato, o trabalho dos dois, muitas vezes, irá se cruzar. Mas há distinções e particularidades. O diretor pedagógico funciona como uma espécie de maestro, organizando e acompanhando o trabalho de todos os coordenadores da escola, para garantir que tudo o que é realizado siga a mesma linha pedagógica – a definida pelo projeto político-pedagógico (PPP). Ele é responsável, portanto, pela articulação e integração das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, independentemente do turno ou do segmento de ensino.
A própria elaboração do PPP deve ser comandada pelo diretor pedagógico, que, no entanto, precisa contar com o coordenador para fazer isto de maneira democrática e colocar tudo em execução por meio de ações práticas.
Também compete ao diretor pedagógico assegurar as condições para o desenvolvimento das atividades programadas no calendário escolar, dentre as quais: reuniões de pais, do HTPC (Horário de Trabalho Coletivo) e com os funcionários; preparação para conselho de classe; realização de reuniões do conselho escolar, organização das avalições interna e externa e definição de prioridades para o uso dos recursos.
Ressalta-se que todas essas ações têm como propósito à aprendizagem dos alunos. E por todas perpassam as bases legais que dão respaldo para o desenvolvimento e concretização do que está previsto no PPP, qualificando a proposta pedagógica da escola e da rede.
O coordenador pedagógico também participa ativamente das reuniões dos conselhos de classe e escolar. Até por conta de sua principal função, que é de preparar e conduzir as ações formativas diretamente com os professores e de fazer a gestão de sala de aula. Para isto terá que elaborar uma rotina de trabalho que favoreça aos docentes momentos em que possam: planejar as situações de aprendizagem para os seus alunos, aprofundar o conhecimento didático estudando; analisar as atividades realizadas em sala de aula e trocar experiências entre seus pares. Estabelecer essa parceria de trabalho com os professores é, também, um exercício fundamental para o sucesso da aprendizagem das crianças e dos jovens.
Podemos concluir, portanto, que o diretor pedagógico articula, viabiliza e acompanha o desenvolvimento das ações no contexto de trabalho, nos diferentes segmentos; e tem o desafio de realizar uma gestão em parceria com o diretor administrativo-financeiro para o bom funcionamento da escola. O coordenador é peça fundamental para colocar em prática tudo que se refere à parte pedagógica.
Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/na-direcao-certa/2015/10/14/as-diferencas-entre-diretor-pedagogico-e-coordenador/
acessado em 29/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário