sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Rotina da Orientação Educacional


1.      Referencia
a.      Presença e Participação no Culto
b.      Pontualidade
c.      Apresentação Pessoal
d.      Postura
e.      Envolvimento
f.        Equilíbrio

                                                               i.      Equilíbrio
1.      Horários de Trabalho
2.      Tom de voz
3.      Posicionamentos

2.      Apresentar – se
a.       Estabelecer comunicação com o grupo de profissionais que atua na formação dos alunos dentro da escola:
                                                               i.      Professores
                                                             ii.      Monitores
                                                            iii.      Servidores da Limpeza
                                                           iv.      Porteiros
                                                            v.      Cantineiros
                                                           vi.      Secretários

3.      Situar – se no ambiente
a.       Dados Gerais:
                                                               i.      Nº de turmas
                                                             ii.      Nº de alunos
                                                            iii.      Nº de meninos e nº de meninas
                                                           iv.      Localização das classes
                                                            v.      Horário de aulas
b.      Dados específicos:
                                                               i.      Nº de alunos por turma
                                                             ii.      Nº de meninos e meninas
                                                            iii.      Religião
                                                           iv.      Situação familiar
                                                            v.      Alunos novos
                                                           vi.      Repetentes

4.      Estabelecer metas e montar o Plano de Ação

5.      Levantamento de informações
a.       Alunos veteranos com acompanhamentos
b.       Alunos novatos com acompanhamentos
                                                               i.      Abrir uma pasta para cada aluno
                                                             ii.      Entrevista com os responsáveis
                                                            iii.      Colocar os laudos com um breve histórico
                                                           iv.      Estabelecer comunicação com os profissionais externos
                                                            v.      Abrir novos casos com a queixa por escrito do profissional da escola
                                                           vi.      Estabelecer as ações pedagógicas necessárias
                                                         vii.      Registrar todas as entrevistas e ações
                                                        viii.      Informar-se e fazer parceiras com centros de saúde, Universidades, Profissionais, etc.

6.      Recepção dos alunos novatos e veteranos:
a.      Email antes do início das aulas
b.      Momento especial de apresentação e interação
                                                               i.      Sala de aulas
                                                             ii.      Atividade externa
                                                            iii.      Reunião com os alunos (geral)
                                                           iv.      Reunião com os pais

7.      Adaptação do aluno de Jardim I, 5ª série / 6° ano, 1º ano EM:
a.      Reunião específica com os pais
b.      Atividade especial
c.      Momentos constantes de orientação ao longo do 1º Bimestre

8.      Contato com as turmas ensinando, relembrando, esclarecendo limites
a.      Regras Gerais (Código disciplinar)
b.      Respeito ao próximo
c.      Sistema de avaliação e notas
d.      Sistema de recuperação
e.      Sistema de acompanhamentos
f.        2ª chamada

9.      Sociometria

10. Acompanhamento das responsabilidades e rendimento
a.       Assiduidade
b.       Pontualidade
c.       Material escolar
d.       Tarefas de Casa
e.       Trabalhos
f.         Rendimento Escolar
g.       Recuperação de Conteúdos

11. Registros atualizados, organizados
a.      TRÊS FERRAMENTAS
                                                               i.       1ª - Informações dos Professores
                                                             ii.       2ª - Organização Geral dos Dados coletados
                                                            iii.       3ª - Comunicação Organizada

12. Entrevistas e comunicação organizadas:
a.      Turmas
b.      Alunos
c.      Responsáveis
d.      Profissionais

13. Ajustes e Valorização das características dos grupos e individuais
a.      Premiação
b.      Mensagens
c.      Dinâmicas

14. Informação e Motivação para os Processos de Seleção:
a.      INFORMAR
b.      COMUNICAR
c.      ALERTAR
                                                               i.      Processos
                                                             ii.      Datas
                                                            iii.      Conteúdos
                                                           iv.      Dicas

15. Projetos
a.      Escola de Pais
b.      Reuniões periódicas com os alunos
c.       Hábitos de Estudos
d.       Orientação Profissional
e.       Orientação Sexual
f.         Necessidades Específicas

16. Agenda Semanal Antecipada  / NET Agenda / Cronogramas Mensais

17. Reuniões de Pais e Mestres


18. Programações / Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário