segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mentoring em Instituições Educacionais

O Instituto Brasileiro de Coaching define Mentoring como uma espécie de tutoria, onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhe orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Essas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.
Na relação entre professor e aluno existem grandes diferenciações cognitivas, culturais, crenças dentre os fatores que faz com que a aprendizagem não atinja todos da mesma maneira e no mesmo momento. Afinal há alunos com mais facilidade de aprender em detrimento a outros que possuem muita dificuldade de assimilar o conteúdo. Nesse cenário, se faz necessário usar métodos dinâmicos e criativos para atingir a todos.
No procedimento ensino aprendizagem se preciso for o professor deverá repetir o conteúdo com figura de linguagem variada ou falar várias vezes de maneira diferenciada até ter certeza que todos compreenderam o conteúdo. A turma precisa ficar nivelada para que haja eficiência no trabalho do professor. Mediante o equilíbrio alcançado todos terão mais sucesso no trabalho a ser desenvolvido e o desempenho será bem melhor.
Organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências de situações de aprendizagem, que as didáticas contemporâneas encaram como situações amplas, abertas, carregadas de sentido e de regulação, as quais requerem um método de pesquisa, de identificação e de resolução de problemas (PERRENOUD, 2000, p. 26).

Neste contexto Perrenoud esclarece que o professor deve se esmerar no preparo das suas aulas. Se organizar e dirigir situações de aprendizagem e usar de competências. Sendo assim, ao ministrar o conteúdo deverá estar bem preparando e com conhecimento total do que irá apresentar. Pois a qualquer momento os alunos poderão surpreender com pergunta que possivelmente o deixará em situação constrangedora se não estiver pronto a responder.
Caso os alunos constatem que o professor não tem domínio do conteúdo, o docente cai em descrédito. É mais significativo estar bem preparado ao assumir uma sala de aula, pronto para responder todas as perguntas que surja.
É bem verdade que o professor não é dono de toda verdade. Se houver pergunta que não saiba responder, seguramente poderá trazer a resposta em outro momento.  Só não poderá deixar transparecer que não tem domínio do conteúdo.
A tecnologia veio para enriquecer o aprendizado de todos. Os alunos têm buscado o conhecimento com grande rapidez e com isso dão boas contribuições nas aulas. O professor deverá canalizar as contribuições e aprimorar ainda mais suas aulas. Assim o ensino aprendizagem atingirá a todos por métodos melhorados.
O procedimento apresentado fará com que o professor inteligente se utilize de astúcia para que haja uma troca de conhecimento e com isso evitar constrangimento no processo ensino aprendizagem. O professor não deve achar que está em um nível muito elevado do saber que não possa adquirir conhecimento com os discentes.
Trabalhar a partir das representações dos alunos não consiste em fazê-las expressarem-se, para desvalorizá-las imediatamente. O importante é dar-lhes regularmente direito na aula, interessa-se por elas, tentar compreender suas raízes e sua forma de coerência, não se surpreender se elas surgirem novamente, quando as julgávamos ultrapassadas. Para isso, deve-se abrir um espaço de discussão, não censurar imediatamente as analogias falaciosas, as explicações animistas ou antromórficas e os relacionamentos espontâneos, sobe pretexto de que levam a conclusões errôneas (PERRENOUD, 2000, p. 28).

Na didática do professor deverá constar a valorização do que os alunos já têm de conhecimento no que tange ao conteúdo a ser ministrado. Agindo assim, poderá ter um a aula dinâmica com a participação e interesse. Com habilidade saberá conduzir o momento um grande aprendizado.
O momento do diálogo ajuda a fundamentar nas representações prévias dos alunos, incorporando novos elementos aos aspectos existentes. O professor é um líder. Dessa forma, deverá conduzir seus liderados a fazer o que deseja de maneira espontânea e prazerosa.
Para tanto, faz-se necessário que o gestor seja o agente motivador dentro de uma instituição. De igual forma o professor é o gestor de sua sala de aula, na qual irá agir como motivador da classe. Deverá conduzi-la de maneira a fazer com que todos o sigam de maneira espontânea.
 O sucesso de toda organização depende grandemente da maneira pela qual o gestor conduz com seus liderados. Em uma sala de aula de igual forma, a motivação de uma classe depende muito da maneira pela qual o líder articula as habilidades do grupo e os conduz a fazer o que se deseja.
O professor deverá utilizar de técnicas de liderança motivacional para conduzir os alunos a fazer o que ele deseja com muita tranquilidade e determinação de forma a conduzir toda a turma compartilhar com o processo de aprendizagem rompendo paradigmas com perfeição e determinação.
Os profissionais que assumem cargos cujas funções principais tenham como componente principal a liderança, devem, necessariamente, dedicar-se ao estudo, à observação e à reflexão sobre essa liderança, de modo que possam exercê-la de forma competente (LUCK, 2010, p. 31).

O dinamismo do grupo possibilita potencializar bons procedimentos. O professor enquanto líder, sabendo conduzir seus liderados obterá bons resultado. Para tanto, deverá se capacitar na expectativa de alcançar realização pessoal para melhor desempenho de suas atividades.
O professor enquanto líder teve ter visão holística e inovadora, vê possibilidade nos alunos, fazer com que tenham bom desempenho acadêmico potencializando suas capacidades e fazendo-os descobrir o quanto são capazes. Nessa linha, deverá investir tudo que pode, e acreditar que é possível alcançar as metas estabelecidas.
Para tanto, faz-se necessário que o bom professor atualize-se e conduza seus discentes ao processo de ensinagem de maneira mais eficaz e eficiente.
[...] O líder mobiliza, orienta e coordena o trabalho de pessoas para aplicarem o melhor de si na realização de ações de caráter sociocultural voltadas para a contínua melhoria da qualidade do ensino aprendizagem (LUCK, 2010, p. 20).

O docente não pode se acomodar e achar que seu desempenho é muito bom, e deixar de se atualizar e empenhar-se na busca de inovações para sala de aula. Pelo contrário, deve ter por legado buscar a cada dia a excelência no que faz.
Deixar os alunos sem perspectiva de melhoria é o tipo de situação que não pode ocorrer. As instituições de ensino necessitam garantir qualidade de ensino, assegurando um ambiente no qual os alunos sejam capazes de contextualizar e criticar a vasta quantidade de dados que cruzam o seu caminho a cada dia.
O professor tem por objetivo formar cidadãos com dignidade com senso crítico, capazes se sobressair bem e potencializar sua capacidade na sociedade a qual será inserido. Formar pessoa com capacidade de pensar, agir, pontuar paradigmas construir seu saber, a partir da ensinagem em sala de aula.
Mediante tamanha responsabilidade, cabe aos docentes a cada dia aprimorar seus conhecimentos, buscar tendências mundiais pedagógicas a fim de repassá-las aos discentes no processo ensino aprendizagem. É entregar a sociedade alunos preparados e capazes de fazer a diferença.
Quando os gestores ficam satisfeitos com as condições e processos sociais presentes na escola não percebem perspectivas para a sua melhoria e não almejam promove-las, estão fadados a realizar uma ação medíocre e a promover resultados insuficientes em sua escola (LUCK, 2010, p. 136).  

O professor enquanto líder, não pode se satisfazer com as condições de métodos didáticos estabelecidos e viver sem estimulo para superar novas metas estabelecidas e se propor a não sair da zona de conforto. Dessa forma não há sucesso nos processos e não alcança o objetivo esperado para a vida profissional.
Todas as pessoas têm inteligência natural. O professor precisa ter sensibilidade de verificar as diversidades de inteligências e valorizar o potencial humano que há em sala de aula. Para Luck (2009), aos gestores compete criar condições estimulantes para o exercício de capacidades necessárias ao bom desempenho..
O constante aprimoramento das diversas inteligências encontrada em sala de aula é de fundamental importância para o crescimento intelectual e profissional dos alunos. Faz-se necessário avaliar resultados, processos e atividades, que apontam para uma evolução do desempenho acadêmico e pontuar aspectos de relevância.
Nessa temática, vemos que a tendência dos alunos é perceber os benefícios que lhes são propostos a fim de aproximá-los das oportunidades de crescimento, do desenvolvimento de habilidades, das expectativas no campo profissional.
Dessa forma, é preciso desenvolver a necessidade de reavaliar seus objetivos propostos às novas descobertas, numa medição contínua dos desempenhos sob orientação e acompanhamento. Dentro desta perspectiva, muitos problemas seriam evitados se houvesse meios para ouvir o aluno com atenção dando real importância às solicitações.
Os professores são formadores de opinião, com a nobre missão de mudar hábitos da sociedade a qual estão inseridos.
[...] a administração se constitui em instrumento que, como tal, pode articular-se tanto com a conservação do status quo quanto com a transformação social, dependendo dos objetivos aos quais ela é posta a servir (BOCCIA, 2011, p. 185).

O professor precisa ter foco no aluno e no mercado de trabalho que irão enfrentar ajudá-los a dar um norte nas suas expectativas apresentado bons livros e mecanismos que os ajude precisamente aos acadêmicos de menor idade os que ingressam em instituições de ensino superior com idade entre 18 anos sem muita experiência de vida.
A relação entre professores e alunos ou da coordenação ou orientação aos mesmos, tem intima relação com a definição de Mentoring apresentada. A coordenação da escola por exemplo, capacita e orienta os professores diariamente, seja no acompanhamento da conduta adotada ou dos procedimentos, como também a dinâmica em sala de aula, etc.

O Professor como Mentoring, se preocupa não só com a aquisição de conhecimentos, mas com a formação completa de seus alunos, como cidadãos cientes de seu papel perante a sociedade em que estão inseridos. O serviço de orientação escolar auxilia o aluno minimizando suas angustias e auxiliando a ultrapassar barreiras.

REFERÊNCIAS

BOCCIA, Margarete Bertolo.  Os papéis assumidos pelos diretores de escola.  Jundiaí- SP: Edições Pulsar, 2011.

LUCK, Heloísa.  A Gestão Participativa na Escola.  5ª edição. Petrópolis- RJ: Vozes, 2009.

____________ Liderança em Gestão Escolar. 6ª edição. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2010.

____________ Liderança em Gestão Escolar. 7ª edição. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor. Porto Alegre: Editora Artmed. 2002.

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