O
Instituto Brasileiro de Coaching define Mentoring como uma espécie de tutoria,
onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com
profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa
empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhe orientações e
conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Essas orientações vão desde
o âmbito pessoal até o profissional.
Na relação entre professor e
aluno existem grandes diferenciações cognitivas, culturais, crenças dentre os
fatores que faz com que a aprendizagem não atinja todos da mesma maneira e no
mesmo momento. Afinal há alunos com mais facilidade de aprender em detrimento a
outros que possuem muita dificuldade de assimilar o conteúdo. Nesse cenário, se
faz necessário usar métodos dinâmicos e criativos para atingir a todos.
No procedimento ensino
aprendizagem se preciso for o professor deverá repetir o conteúdo com figura de
linguagem variada ou falar várias vezes de maneira diferenciada até ter certeza
que todos compreenderam o conteúdo. A turma precisa ficar nivelada para que
haja eficiência no trabalho do professor. Mediante o equilíbrio alcançado todos
terão mais sucesso no trabalho a ser desenvolvido e o desempenho será bem
melhor.
Organizar e dirigir situações de
aprendizagem é manter um espaço justo para tais procedimentos. É, sobretudo,
despender energia e tempo e dispor das competências de situações de
aprendizagem, que as didáticas contemporâneas encaram como situações amplas,
abertas, carregadas de sentido e de regulação, as quais requerem um método de
pesquisa, de identificação e de resolução de problemas (PERRENOUD, 2000, p.
26).
Neste contexto Perrenoud
esclarece que o professor deve se esmerar no preparo das suas aulas. Se
organizar e dirigir situações de aprendizagem e usar de competências. Sendo
assim, ao ministrar o conteúdo deverá estar bem preparando e com conhecimento
total do que irá apresentar. Pois a qualquer momento os alunos poderão
surpreender com pergunta que possivelmente o deixará em situação constrangedora
se não estiver pronto a responder.
Caso os alunos constatem que
o professor não tem domínio do conteúdo, o docente cai em descrédito. É mais
significativo estar bem preparado ao assumir uma sala de aula, pronto para
responder todas as perguntas que surja.
É bem verdade que o
professor não é dono de toda verdade. Se houver pergunta que não saiba
responder, seguramente poderá trazer a resposta em outro momento. Só não poderá deixar transparecer que não tem
domínio do conteúdo.
A tecnologia veio para
enriquecer o aprendizado de todos. Os alunos têm buscado o conhecimento com
grande rapidez e com isso dão boas contribuições nas aulas. O professor deverá
canalizar as contribuições e aprimorar ainda mais suas aulas. Assim o ensino
aprendizagem atingirá a todos por métodos melhorados.
O procedimento apresentado
fará com que o professor inteligente se utilize de astúcia para que haja uma
troca de conhecimento e com isso evitar constrangimento no processo ensino
aprendizagem. O professor não deve achar que está em um nível muito elevado do
saber que não possa adquirir conhecimento com os discentes.
Trabalhar a
partir das representações dos alunos não consiste em fazê-las expressarem-se,
para desvalorizá-las imediatamente. O importante é dar-lhes regularmente
direito na aula, interessa-se por elas, tentar compreender suas raízes e sua
forma de coerência, não se surpreender se elas surgirem novamente, quando as
julgávamos ultrapassadas. Para isso, deve-se abrir um espaço de discussão, não
censurar imediatamente as analogias falaciosas, as explicações animistas ou
antromórficas e os relacionamentos espontâneos, sobe pretexto de que levam a
conclusões errôneas (PERRENOUD, 2000, p. 28).
Na didática do professor
deverá constar a valorização do que os alunos já têm de conhecimento no que
tange ao conteúdo a ser ministrado. Agindo assim, poderá ter um a aula dinâmica
com a participação e interesse. Com habilidade saberá conduzir o momento um
grande aprendizado.
O momento do diálogo ajuda a
fundamentar nas representações prévias dos alunos, incorporando novos elementos
aos aspectos existentes. O professor é um líder. Dessa forma, deverá conduzir
seus liderados a fazer o que deseja de maneira espontânea e prazerosa.
Para
tanto, faz-se necessário que o gestor seja o agente motivador dentro de uma
instituição. De igual forma o professor é o gestor de sua sala de aula, na qual
irá agir como motivador da classe. Deverá conduzi-la de maneira a fazer com que
todos o sigam de maneira espontânea.
O sucesso de toda organização depende grandemente
da maneira pela qual o gestor conduz com seus liderados. Em uma sala de aula de
igual forma, a motivação de uma classe depende muito da maneira pela qual o
líder articula as habilidades do grupo e os conduz a fazer o que se deseja.
O
professor deverá utilizar de técnicas de liderança motivacional para conduzir
os alunos a fazer o que ele deseja com muita tranquilidade e determinação de
forma a conduzir toda a turma compartilhar com o processo de aprendizagem
rompendo paradigmas com perfeição e determinação.
Os
profissionais que assumem cargos cujas funções principais tenham como
componente principal a liderança, devem, necessariamente, dedicar-se ao estudo,
à observação e à reflexão sobre essa liderança, de modo que possam exercê-la de
forma competente (LUCK, 2010, p. 31).
O
dinamismo do grupo possibilita potencializar bons procedimentos. O professor
enquanto líder, sabendo conduzir seus liderados obterá bons resultado. Para
tanto, deverá se capacitar na expectativa de alcançar realização pessoal para
melhor desempenho de suas atividades.
O
professor enquanto líder teve ter visão holística e inovadora, vê possibilidade
nos alunos, fazer com que tenham bom desempenho acadêmico potencializando suas
capacidades e fazendo-os descobrir o quanto são capazes. Nessa linha, deverá
investir tudo que pode, e acreditar que é possível alcançar as metas
estabelecidas.
Para
tanto, faz-se necessário que o bom professor atualize-se e conduza seus
discentes ao processo de ensinagem de maneira mais eficaz e eficiente.
[...]
O líder mobiliza, orienta e coordena o trabalho de pessoas para aplicarem o
melhor de si na realização de ações de caráter sociocultural voltadas para a
contínua melhoria da qualidade do ensino aprendizagem (LUCK, 2010, p. 20).
O
docente não pode se acomodar e achar que seu desempenho é muito bom, e deixar
de se atualizar e empenhar-se na busca de inovações para sala de aula. Pelo
contrário, deve ter por legado buscar a cada dia a excelência no que faz.
Deixar
os alunos sem perspectiva de melhoria é o tipo de situação que não pode
ocorrer. As instituições de ensino necessitam garantir qualidade de ensino,
assegurando um ambiente no qual os alunos sejam capazes de contextualizar e
criticar a vasta quantidade de dados que cruzam o seu caminho a cada dia.
O
professor tem por objetivo formar cidadãos com dignidade com senso crítico,
capazes se sobressair bem e potencializar sua capacidade na sociedade a qual
será inserido. Formar pessoa com capacidade de pensar, agir, pontuar paradigmas
construir seu saber, a partir da ensinagem em sala de aula.
Mediante
tamanha responsabilidade, cabe aos docentes a cada dia aprimorar seus
conhecimentos, buscar tendências mundiais pedagógicas a fim de repassá-las aos
discentes no processo ensino aprendizagem. É entregar a sociedade alunos
preparados e capazes de fazer a diferença.
Quando
os gestores ficam satisfeitos com as condições e processos sociais presentes na
escola não percebem perspectivas para a sua melhoria e não almejam promove-las,
estão fadados a realizar uma ação medíocre e a promover resultados
insuficientes em sua escola (LUCK, 2010, p. 136).
O
professor enquanto líder, não pode se satisfazer com as condições de métodos
didáticos estabelecidos e viver sem estimulo para superar novas metas
estabelecidas e se propor a não sair da zona de conforto. Dessa forma não há
sucesso nos processos e não alcança o objetivo esperado para a vida
profissional.
Todas
as pessoas têm inteligência natural. O professor precisa ter sensibilidade de
verificar as diversidades de inteligências e valorizar o potencial humano que
há em sala de aula. Para Luck (2009), aos gestores compete criar condições
estimulantes para o exercício de capacidades necessárias ao bom desempenho..
O
constante aprimoramento das diversas inteligências encontrada em sala de aula é
de fundamental importância para o crescimento intelectual e profissional dos
alunos. Faz-se necessário avaliar resultados, processos e atividades, que
apontam para uma evolução do desempenho acadêmico e pontuar aspectos de relevância.
Nessa
temática, vemos que a tendência dos alunos é perceber os benefícios que lhes
são propostos a fim de aproximá-los das oportunidades de crescimento, do
desenvolvimento de habilidades, das expectativas no campo profissional.
Dessa
forma, é preciso desenvolver a necessidade de reavaliar seus objetivos
propostos às novas descobertas, numa medição contínua dos desempenhos sob
orientação e acompanhamento. Dentro desta perspectiva, muitos problemas seriam
evitados se houvesse meios para ouvir o aluno com atenção dando real
importância às solicitações.
Os
professores são formadores de opinião, com a nobre missão de mudar hábitos da
sociedade a qual estão inseridos.
[...]
a administração se constitui em instrumento que, como tal, pode articular-se
tanto com a conservação do status quo
quanto com a transformação social, dependendo dos objetivos aos quais ela é
posta a servir (BOCCIA, 2011, p. 185).
O
professor precisa ter foco no aluno e no mercado de trabalho que irão enfrentar
ajudá-los a dar um norte nas suas expectativas apresentado bons livros e
mecanismos que os ajude precisamente aos acadêmicos de menor idade os que
ingressam em instituições de ensino superior com idade entre 18 anos sem muita
experiência de vida.
A
relação entre professores e alunos ou da coordenação ou orientação aos mesmos,
tem intima relação com a definição de Mentoring apresentada. A coordenação da
escola por exemplo, capacita e orienta os professores diariamente, seja no
acompanhamento da conduta adotada ou dos procedimentos, como também a dinâmica
em sala de aula, etc.
O
Professor como Mentoring, se preocupa não só com a aquisição de conhecimentos,
mas com a formação completa de seus alunos, como cidadãos cientes de seu papel
perante a sociedade em que estão inseridos. O serviço de orientação escolar
auxilia o aluno minimizando suas angustias e auxiliando a ultrapassar
barreiras.
REFERÊNCIAS
BOCCIA, Margarete
Bertolo. Os papéis assumidos pelos diretores de escola. Jundiaí- SP: Edições Pulsar,
2011.
LUCK,
Heloísa. A Gestão Participativa na Escola.
5ª edição. Petrópolis- RJ: Vozes, 2009.
____________ Liderança em Gestão Escolar. 6ª edição.
Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2010.
____________
Liderança em Gestão Escolar. 7ª
edição. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.
PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor. Porto Alegre: Editora
Artmed. 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário