sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Comunicação ferramenta indispensável

            A vida humana está vinculada ao processo de comunicação. Muitas das atitudes decorrem de estímulos que recebemos e produzimos estímulos capazes de influenciar pessoas. Além da escrita e da palavra, a comunicação também se dá através do comportamento.
A comunicação também possibilitou a aceleração do processo do desenvolvimento e é um diminuidor de tempo e distâncias, capaz de modificar o comportamento do agente e receptor.
O aperfeiçoamento das comunicações foi modificando rapidamente o comportamento dos indivíduos, dos grupos e das instituições. Assim, o aperfeiçoamento nas organizações modernas cada vez mais inclui a comunicação como um elemento ´novo´ e de extrema necessidade.
Nos processos organizacionais, a comunicação é uma ferramenta indispensável, que consiste em gerar e atribuir significados, é o ato ou efeito de transmitir e receber mensagens por meio de métodos e ou processos convencionais. Sendo assim, a comunicação entre as áreas atuantes na organização resulta em promoção conjunta.
            De acordo com Luck (2010), dinamizar um processo de comunicação e relacionamento aberto, dialógico e reflexivo, constitui-se em um processo que no qual, as pessoas desenvolvem entendimento comum entre os aspectos focalizados ampliando os elementos básicos para a qualidade do trabalho.
            A comunicação envolve interatividade, diálogo e feedback, o que dimensiona as informações e aprimora a reflexão sobre a construção consistente das relações na organização e resultados mais favoráveis.
Como técnica, a comunicação direciona naturalmente seus estudos para a procura de mensagens adequadas, corretas, claras, oportunas, concisas, precisas, que possam ser assimiladas sem ruídos pelos participantes organizacionais. Para atingir tal meta, a comunicação procurará ajustar seu discurso, estudando suas habilidades e disposições das fontes e receptores, a natureza técnica e a oportunidade (REGO, 1986, p. 17).

            Segundo Rego (1986), a comunicação é um dos fatores que estão a disposição das organizações para o ordenamento e cumprimento de metas e objetivos. A comunicação pode ser considerada eficaz quando a interatividade entre os componentes produzem resultados maximizados.
            Através da comunicação produtiva é possível aumentar a coordenação administrativa e social da organização numa sincronização de esforços e assim, dificuldades podem ser superadas.
            Conforme Testa (2003), o processo comunicacional é extremamente complexo e dinâmico em todos os níveis organizacionais, com destaque para as relações humanas. Seu impacto é decisivo na dinâmica organizacional.
No que tange a organização educacional, as formas de comunicação constantemente ensinam as pessoas, pois modificam o comportamento e o conhecimento através de estímulos e influências.
Na gestão educacional, podemos destacar a necessidade de comunicação entre agentes colaboradores para o processo de ensino-aprendizagem. O relacionamento e comunicação de pessoas e organizações abre espaço para a expansão e possibilidades de melhores e maiores resultados na escola. A interação proporciona visão ampla dos objetivos e metas a serem atingidas, pois há colaboração dos envolvidos, garantindo o sucesso nas parcerias.
A comunicação gestora implica em discutir com a comunidade escolar os problemas enfrentados, a articulação do projeto político-pedagógico, os serviços educacionais integrados, a participação de todos os membros da comunidade garantindo a possibilidade de um trabalho coletivo.
A comunicação como estrutura sistêmico-organizacional que permeia todas as ações organizacionais, apresenta elementos intrínsecos ao processo comunicativo, que permitem a viabilização de estratégias de ações baseadas na comunicabilidade plena e resulta na sincronicidade organizacional (TESTA, 2003, p. 27).

O gestor é o responsável por viabilizar no âmbito escolar a comunicação que supera paradigmas, alarga caminhos trazidos pelo coletivo e decisões tomadas pela comunidade. Assim, o processo da comunicação tem eficácia e proporciona maior transparência e conhecimento a  todos os interessados no processo educativo.
No contexto escolar, a comunicação é ferramenta indispensável para prestação de serviços de qualidade, interatividade entre os membros da comunidade da escola, dos projetos e realizações internas e externas da organização. Uma administração eficaz transmite aos alunos e pais credibilidade quando todos os procedimentos estão claros, bem comunicados.

A comunidade escolar sente-se importante uma vez que toma conhecimento de tudo que acontece na escola e com antecedência pondera, participando da construção do processo gerencial da mesma.

REFERÊNCIAS

LUCK, Heloísa.  A Gestão Participativa na Escola.  5ª edição. Petrópolis- RJ: Vozes, 2009.

____________ Liderança em Gestão Escolar. 6ª edição. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2010.

____________ Liderança em Gestão Escolar. 7ª edição. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato. Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional. Vol. 11. São Paulo: Summus, 1986.

TESTA, Antônio Flávio. Comunicação Política – Gestão estratégica. Brasília: Senado Federal, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário