A
vida humana está vinculada ao processo de comunicação. Muitas das atitudes
decorrem de estímulos que recebemos e produzimos estímulos capazes de
influenciar pessoas. Além da escrita e da palavra, a comunicação também se dá
através do comportamento.
A comunicação
também possibilitou a aceleração do processo do desenvolvimento e é um
diminuidor de tempo e distâncias, capaz de modificar o comportamento do agente
e receptor.
O
aperfeiçoamento das comunicações foi modificando rapidamente o comportamento
dos indivíduos, dos grupos e das instituições. Assim, o aperfeiçoamento nas
organizações modernas cada vez mais inclui a comunicação como um elemento
´novo´ e de extrema necessidade.
Nos processos
organizacionais, a comunicação é uma ferramenta indispensável, que consiste em
gerar e atribuir significados, é o ato ou efeito de transmitir e receber
mensagens por meio de métodos e ou processos convencionais. Sendo assim, a
comunicação entre as áreas atuantes na organização resulta em promoção
conjunta.
De
acordo com Luck (2010), dinamizar um processo de comunicação e relacionamento
aberto, dialógico e reflexivo, constitui-se em um processo que no qual, as
pessoas desenvolvem entendimento comum entre os aspectos focalizados ampliando
os elementos básicos para a qualidade do trabalho.
A
comunicação envolve interatividade, diálogo e feedback, o que dimensiona as
informações e aprimora a reflexão sobre a construção consistente das relações
na organização e resultados mais favoráveis.
Como técnica, a
comunicação direciona naturalmente seus estudos para a procura de mensagens
adequadas, corretas, claras, oportunas, concisas, precisas, que possam ser
assimiladas sem ruídos pelos participantes organizacionais. Para atingir tal
meta, a comunicação procurará ajustar seu discurso, estudando suas habilidades
e disposições das fontes e receptores, a natureza técnica e a oportunidade (REGO,
1986, p. 17).
Segundo
Rego (1986), a comunicação é um dos fatores que estão a disposição das
organizações para o ordenamento e cumprimento de metas e objetivos. A
comunicação pode ser considerada eficaz quando a interatividade entre os
componentes produzem resultados maximizados.
Através
da comunicação produtiva é possível aumentar a coordenação administrativa e
social da organização numa sincronização de esforços e assim, dificuldades
podem ser superadas.
Conforme
Testa (2003), o processo comunicacional é extremamente complexo e dinâmico em
todos os níveis organizacionais, com destaque para as relações humanas. Seu
impacto é decisivo na dinâmica organizacional.
No que tange a
organização educacional, as formas de comunicação constantemente ensinam as
pessoas, pois modificam o comportamento e o conhecimento através de estímulos e
influências.
Na gestão
educacional, podemos destacar a necessidade de comunicação entre agentes
colaboradores para o processo de ensino-aprendizagem. O relacionamento e
comunicação de pessoas e organizações abre espaço para a expansão e
possibilidades de melhores e maiores resultados na escola. A interação
proporciona visão ampla dos objetivos e metas a serem atingidas, pois há
colaboração dos envolvidos, garantindo o sucesso nas parcerias.
A comunicação
gestora implica em discutir com a comunidade escolar os problemas enfrentados,
a articulação do projeto político-pedagógico, os serviços educacionais
integrados, a participação de todos os membros da comunidade garantindo a
possibilidade de um trabalho coletivo.
A comunicação como estrutura
sistêmico-organizacional que permeia todas as ações organizacionais, apresenta
elementos intrínsecos ao processo comunicativo, que permitem a viabilização de
estratégias de ações baseadas na comunicabilidade plena e resulta na sincronicidade
organizacional (TESTA, 2003, p. 27).
O gestor é o
responsável por viabilizar no âmbito escolar a comunicação que supera
paradigmas, alarga caminhos trazidos pelo coletivo e decisões tomadas pela
comunidade. Assim, o processo da comunicação tem eficácia e proporciona maior
transparência e conhecimento a todos os
interessados no processo educativo.
No contexto escolar, a
comunicação é ferramenta indispensável para prestação de serviços de qualidade,
interatividade entre os membros da comunidade da escola, dos projetos e
realizações internas e externas da organização. Uma administração eficaz
transmite aos alunos e pais credibilidade quando todos os procedimentos estão
claros, bem comunicados.
A comunidade escolar
sente-se importante uma vez que toma conhecimento de tudo que acontece na
escola e com antecedência pondera, participando da construção do processo
gerencial da mesma.
REFERÊNCIAS
LUCK,
Heloísa. A Gestão Participativa na Escola.
5ª edição. Petrópolis- RJ: Vozes, 2009.
____________ Liderança em Gestão Escolar. 6ª edição.
Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2010.
____________
Liderança em Gestão Escolar. 7ª
edição. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.
REGO,
Francisco Gaudêncio Torquato. Comunicação
Empresarial / Comunicação Institucional. Vol. 11. São Paulo: Summus, 1986.
TESTA,
Antônio Flávio. Comunicação Política –
Gestão estratégica. Brasília: Senado Federal, 2003.
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