sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Rotina da Coordenação Pedagógica


1.     Referencia
a.      Pontualidade
b.      Apresentação Pessoal
c.      Postura
d.      Envolvimento
e.      Equilíbrio
1.      Equilíbrio
a.      Horários de Trabalho
b.      Tom de voz
c.      Posicionamentos

2.     Situar – se no ambiente
a.      Conhecer
                                                               i.      Estrutura física
                                                             ii.      Estrutura tecnológica
                                                            iii.      Estrutura humana
a.      Sobre Professores:
b.      Nome / Formação / Nº de filhos / Horários disponíveis / Endereço
                                                           iv.      Horários de trabalho
                                                            v.      Horários das Aulas
                                                           vi.      Material didático disponível:
a.      Jogos / DVDs / CDs / Periódicos / Livros
                                                         vii.      Material didático e paradidático adotado para o ano
                                                        viii.      Calendário letivo
                                                           ix.      Planejamentos propostos
                                                            x.      Materiais Pedagógicos disponíveis

3.     Estabelecer Metas e Montar o Plano de Ação

4.     Convite especial para um Momento Especial
a.      Telefonema
b.      Email
                                                              i.      1º ENCONTRO
1.      Recepção dos Profissionais
2.      Apresentar – se
3.      Apresentação dos profissionais
4.      Apresentação da proposta de trabalho  da coordenação.
5.      Organização Geral  

Organização e Acompanhamento do Trabalho Pedagógico
5.     Planejamentos
a.      Planejamento Anual
                                                               i.      Documentos Nacionais (PCNs)
                                                             ii.      Parâmetros Curriculares da Instituição
                                                            iii.      Matrizes curriculares PAS e ENEM
                                                           iv.      Experiência do professor
                                                            v.      Material didático e paradidático adotados
b.     Planejamento Semestral (Ensino Médio – simulado)
                                                               i.      O Planejamento anual deve ser separado em dois momentos 1º e 2º semestre para organização dos simulados.
c.      Planejamento Mensal (Cronograma)
                                                               i.      Fundamentado no Planejamento Anual
                                                             ii.      De acordo com a quantidade de aulas semanais
                                                            iii.      Interdisciplinar
                                                           iv.      Contendo:
1.      Data
2.      Nº da aula
3.      Conteúdos
4.      Atividades propostas para sala de aulas
5.      Atividades propostas para casa
6.      Atividades complementares (Blogs / Sites / Artigos / etc)
d.     Planejamento Semanal
                                                               i.      Fundamentado no Planejamento Anual
                                                             ii.      De acordo com a Rotina Semanal
                                                            iii.      Interdisciplinar
                                                           iv.      Contendo:
1.      Competências e habilidades a serem desenvolvidas
2.      Conteúdos
3.      Atividades propostas para sala de aulas
4.      Atividades propostas para casa

e.      Planejamento da Agenda Semanal Antecipada
Os Planejamentos serão adotadas de acordo com a realidade da escola

6.     Reuniões
a.     Reunião Pedagógica Bimestral
b.    Reunião Pedagógica Mensal
c.     Reunião Pedagógica Quinzenal
                                                               i.      Com datas marcadas com antecedência
                                                             ii.      Ambientes bem preparados
                                                            iii.      Incentivos e Reconhecimentos
                                                           iv.      Ajustes de procedimentos
                                                            v.      Assuntos Coletivos
a.      Calendários / Atividades
b.      Projetos da Escola
c.      Outros

7.     Coordenações
a.      Coordenação Individual Semanal / Quinzenal / Mensal
                                                               i.      Acompanhamento dos Conteúdos (Planejamento Anual)
                                                             ii.      Definição dos conteúdos semanais, quinzenais ou mensais (Incentivando a interdisciplinaridade e possíveis projetos)
                                                            iii.      Sugestões de atividades (estratégias)
                                                           iv.      Propostas de avaliação
                                                            v.      Uso do Material da escola e do aluno
                                                           vi.      Acompanhamento de Atividades
                                                         vii.      Diário de classe
                                                        viii.      Assuntos Individuais
b.     Coordenação Coletiva

8.     Acompanhamentos de Aulas

9.     Saídas Pedagógicas

10.  Material do Aluno – Acompanhamento de Uso

11.  Sistema de Avaliação

12.  Acompanhamento das Avaliações / Listas de exercícios e Atividades Xerocadas

13.  Formação Continuada

14.  Aspectos Pedagógicos contínuos
a.      Metodologias
b.      Leitura e compreensão de diferentes Gêneros Textuais
c.      Produção de Texto
d.      Conhecimentos linguísticos
e.      Situações problemas:
                                                               i.      4 operações
                                                             ii.      Tabuada (decorar)
f.        Contextualização (letramento)
g.      Interdisciplinaridade
h.      Pesquisas organizadas

15.  Reuniões de Pais e Mestres
a.      Agenda Geral
b.      Agenda por Professor

16.  Eventos Pedagógicos
a.      Feira cultural / das Nações / Ciências / Projetos
b.      Programas: Páscoa / Mães / Pais / Crianças / Natal

c.      Programas Sociais e Espirituais para professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário