quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Evasão escolar: Marketing como mecanismo de ação

Segundo Kotler (1998), Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Essa definição de marketing baseia-se nos seguintes conceitos centrais: necessidades, desejos e demandas; produtos (bens, serviços e ideias); valor, custo e satisfação; troca e transações; relacionamentos e redes; mercados e empresas e consumidores potenciais.
              Evasão escolar é um dos temas que fazem parte das reflexões do gestor escolar no cenário educacional. Mas esse tema não é responsabilidade única e exclusiva do gestor, deve envolver toda a comunidade escolar, em especial os pais e o Estado.
Em se tratando da educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade à família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio educacional. Nessa temática a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz:
art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Nessa temática, observa-se é que, a educação deve ser plena no que se refere ao alcance de todos os cidadãos, assim como à conclusão de todos os níveis de escolaridade. Mas a evasão escolar vem adquirindo espaço nas discussões e reflexões realizadas pelas instituições.
As instituições educacionais particulares se preocupam grandemente com esse aspecto, pois é um tema de grande relevância, se faz necessário que se use de alguns mecanismos para o bom desempenho dessas organizações. Dentre esses temos o marketing.
Que é a habilidade de planejar e administrar as relações de troca da empresa com o seu segmento de mercado. Dessa forma, o objetivo fim é entender e atender seu público alvo com a maior presteza possível, para o bom desempenho da organização no que tange a fidelização da clientela.
A despeito disto, o que se observa é que, o marketing contribui consideravelmente com instituições educacionais ao desenvolver programas que contenham uma política de preços coerentes e comunicações eficazes, resultando em um aumento de satisfação da clientela. Sendo assim, os gestores devem acompanhar as tendências dos concorrentes e oferecer o que a de melhor para sua comunidade escolar.
Segundo Vavra, (1996), a qualidade do serviço prestado ao cliente é elemento-chave do marketing de relacionamento. O sucesso de um programa de fidelização depende desses componentes para se alcançar a satisfação máxima do cliente.
Para o bom andamento dos negócios se faz necessário satisfazer a necessidade e desejo do cliente, e estar sempre à frente das demais organizações que oferece o mesmo tipo de serviço. Contrárias àquelas que se preocupam com o seu público e estão constantemente voltadas para o estudo do consumidor, através da prestação do serviço de qualidade apresentando o diferencial.
Dessa forma, faz-se necessária a pesquisa de campo para averiguar quais são os desejos dos pais e alunos. Para isso, a instituição precisa ser visionária, estabelecer objetivos e estratégias, inovar e estar à frente dos acontecimentos. Campos esclarecer:
A garantia da qualidade do produto ou serviço está baseada no projeto, na produção(do produto ou serviço) e no marketing. O desdobramento da qualidade e controle de processo (análise do processo e giro do ciclo PDCA) garantem um bom produto ou serviço satisfatório (CAMPOS, 2004, p. 153).

Portanto, o gestor deve estar focado na prestação de serviço da unidade de ensino não deixando a missão ser esquecida. A partir do momento em que a instituição define sua missão, torna-se mais fácil estabelecer suas metas, os seus objetivos, os recursos de que precisa dispor de tal forma, que terá melhores condições para determinar as estratégias.
É bom ressaltar que a instituição de ensino vende um produto intangível que é a prestação de serviço. A aula, por exemplo, se não for prestada com qualidade, não tem como corrigir ou recuperar o que já foi passado para os discentes.
O marketing educacional dá o norte para as instituições no atendimento das solicitações da clientela. Dentre essas o acesso as informações da vida escolar dos filhos com muita rapidez e tranquilidade.
Agora que a Internet tornou-se um veículo popular de comunicações e marketing para um amplo aspecto de consumidores e grupos empresariais, é importante que algum tempo seja dedicado à consideração de problemas que podem ser enfrentados pelos profissionais de marketing na conquista de suas metas. (REEDY, 2001, p. 339).

Ao se fazer comunicação e transações, o cliente deve ser tratado como gostaríamos de ser tratados. A necessidade do cliente deverá estar em primeiro plano. Para tanto, se faz necessário que se proporcione uma conexão rápida, segura e que sempre haja melhorias no conteúdo de sua infraestrutura na Web.
Se uma empresa adota o TQC – controle de qualidade total, é atribuído ao controle da qualidade das vendas uma importância maior por um simples motivo: o consumidor é o rei. Desta maneira, invertem-se as posições: a do consumidor é superior e a da empresa inferior. (CAMPOS, 2004, p. 150).

Os clientes precisam ter segurança e satisfação prometida pelos produtos e serviços que lhe solicitam. Manter os clientes satisfeitos com suas mercadorias e serviços deve ser a estratégia final.
O marketing educacional tem por objetivo fidelizar a clientela e com isso evitar a evasão escolar. Para tanto, se faz necessário que haja um excelente atendimento ao cliente. Nesse cenário a orientação aos funcionários para o bom atendimento, é o clímax.
Segundo Chowdhruy, (2006), quanto melhor você trata seus colaboradores, melhor eles tratarão seus clientes”. Toda empresa tem dois tipos de clientes, os externos e os internos. Nas instituições educacionais, além dos colaboradores, os alunos também são nossos principais clientes internos.
Mas se o funcionário não tem um bom desempenho da sua função e não trabalha em equipe, não se pode esperar prestação de serviço com qualidade. Dessa forma, cada escola tem que usar estratégia para assegurar que os clientes sejam tratados de maneira eficiente e eficaz para se evitar a evasão escolar.
Nesse contexto, o clima organizacional agradável fará com que toda equipe trabalhe em harmonia proporcionando momentos singulares aos alunos. Para tanto, é importante que o funcionário vista a camisa da organização e torne o ambiente de trabalho mais aprazível.
O ponto chave é delegar responsabilidades e reconhecer a importância que os colaboradores têm para o sucesso da instituição de ensino. Mostrar o quanto são capazes e valorizar o potencial de cada.
Outro fator de extrema importância é conquistar o funcionário motivando-os com: treinamentos; salário justo; motivação adequada e oportunidade de serem ouvidos. Com isso, terão melhor desempenho e comprometimento para melhor atender a comunidade escolar.
Quanto melhor o gestor tratar seus colaboradores, melhor tratarão a clientela, isso é o fundamento da qualidade. Um ambiente de trabalho assim proporcionará melhor desempenho acadêmico dos discentes, e com isso, evitará que os alunos abandonem as salas de aula.
A qualidade no atendimento é de extrema importância, para tanto, se faz necessário ouvir o que a equipe tem a dizer, pois eles estão em contato direto com a clientela.
Quanto mais o gestor ouvir seus professores, colaboradores e alunos, menos problemas terá para resolver dentro de um ambiente escolar. Os colaboradores sempre terão sugestões para melhorarias, afinal tem contato direto com o cliente. Essas sugestões ajudarão diretamente na tomada de decisões.    
Nesse caso, porém os padrões são definidos por nós mesmos, isto é, nossa meta é melhorar nossos próprios índices. Um corredor prepara-se para a Olimpíada por esse processo. Inicialmente, ele determina seus índices para, por exemplo, uma corrida de 100 metros. Depois de várias tentativas, percebe que sua média é de 20 segundos. Ele sabe que esse índice não o qualifica para a Olimpíada, mas isso não o preocupa nesse momento. Ele passa a perseguir a marca de 14 segundos. (PALADINI, 2007. p. 56).

De igual forma os gestores da instituição representados pelos orientadores e coordenadores precisam estabelecer metas que mobilize a equipe a fazer o melhor. Afinal antes de vender o produto ou serviço para os clientes, precisam convencer seus funcionários a comprar a ideia.
Pode-se defini-lo como a fixação de objetivos em função de um referencial estabelecido, ou seja, de “marcas” já observadas. Na prática, é um processo de acompanhamento do desenvolvimento de métodos, de processos, de operações, de bens tangíveis ou de serviços, para que possam ser implementadas em novas situações ou adaptadas para situações já existentes. (PALADINI, 2007. p. 56).

A honestidade é de fundamental importância. Sendo assim deve se evitar propaganda enganosa, e assegurar que ao colocar informações em site, ou em outros veículos de comunicação a promessa seja cumprida.
As informações devem ser de fácil entendimento e acesso para que haja satisfação na prestação do serviço. O marketing terá sua funcionalidade eficaz em instituições que priorize qualidade na prestação de serviço e produto bem superior ao da concorrência.
Para tanto, se faz necessário que a empresa tenha por um processo de organização continuada, o ciclo PDCA que é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias a sobrevivência de uma organização.
Nessa temática, faremos menção detalhada do ciclo que é de fundamentação importância para a sobrevivência da empresa. De acordo com Vieira, (2010), o “P” do verbo planejar. Nesta etapa, são definidas as metas que se deseja atingir. Normalmente, no ano anterior são traçadas as metas para o ano seguinte. Estas metas devem ser cuidadosamente definidas e algumas informações são extremamente importantes, como conhecer as tendências do mercado.
Nessa face do ciclo algumas informações são de extrema necessidade como saber o que o cliente deseja, conhecer os fornecedores, analisar as tendências do país e do mundo globalizado. Definir metas a serem seguidas há curto, médio e longo prazo. Cabe ressaltar que é o momento no qual se determina os métodos para alcançar as metas.
Segundo Vieira, (2010), o “D” é do verbo executar. Aqui, todos os envolvidos são treinados em procedimentos que têm como base as metas estabelecidas, realizam atividades e colhem dados.
Momento no qual se faz necessário o comprometimento e colaboração dos funcionários devem ser treinados e com esmero colocar em prática as metas estabelecidas pela organização. Os dados colhidos devem ser analisados e definidos. É a face de educar, treinar e executar o trabalho.
Na página 25 Vieira continua explicando o ciclo, agora falando da letra “C” do verbo verificar. Esta é uma etapa puramente gerencial, que verifica se o que foi executado está de acordo com as metas estabelecidas. É nessa etapa que se verifica os efeitos do trabalho executado.
No último ciclo, o “A” faz referencia ao verbo atuar. Aqui, a atuação é corretiva, ou seja, caso a operação realizada não esteja de acordo com o planejamento, deve-se atuar corretivamente com planos de ação para correção de rumo visando atingir a meta estabelecida.
A melhoria continuada é feita a partir do momento em que as metas estabelecidas são atingidas. É o momento de promover ações corretivas. O ciclo PDCA é de fundamental importância para o marketing de toda e qualquer

Todos na instituição devem estar engajados com o plano de marketing, e conscientes de todas as suas etapas, todos as colaboradores, professores e gestores devem sentir-se motivados e participantes do processo. Dessa forma se evitará a evasão escolar.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Vicente Falconi. TQD Controle da Qualidade Total. (no estilo japonês). 

CHOWDHURY, Subir. O sabor da Qualidade, tradução Márcia Cláudio Reynaldo Alves, Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

KOTLER, Phiplip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.

____________ Administração de Marketing: Análise, Planejamento Implementação e Controle. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1998.

PALADINI, Edson Pacheco. Avaliação Estratégica da Qualidade. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007

VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento (after marketing), 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

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