A gestão escolar, a coordenação pedagógica, e a orientação educacional
se constituem em três áreas fundamentais no processo educacional. Todos os
aspectos relacionados à vida escolar dependem da atuação das pessoas que ocupam
essas funções, e estes devem trabalhar de forma integrada, não só entre si, mas
também com a comunidade escolar, através de uma gestão participativa.
O Gestor escolar é o principal responsável pela escola, ele
tem a função de fazer com que as atividades sejam realizadas eficiente e
eficazmente. Durante muito tempo esta função foi alvo de criticas, em um
primeiro momento, pela busca de definição em torno de sua atribuição como
administrador, e posteriormente, buscou-se a redefinição de práticas
excessivamente burocráticas, conservadoras, autoritárias e centralizadoras.
Diante das transformações ocorridas, sabemos que muitos
gestores escolares já estão trabalhando embasados em práticas de gestão e
liderança participativa, atitudes flexíveis e compromisso com as necessárias
mudanças na educação. Assim, as ações do gestor escolar devem estar pautadas na
gestão e administração com conotação pedagógica uma vez que se trata de uma
gestão em função do campo educativo.
De acordo com Libâneo (2008), as atribuições competentes ao
gestor escolar visam dirigir e coordenar o andamento dos trabalhos, a eficácia na
utilização dos recursos, assegurar o processo participativo de tomada de
decisões, assegurar a execução coordenada das atividades e setores da escola
além de articular as relações interpessoais entre escola e comunidade.
Ainda acerca das competências envolvendo a gestão escolar,
vale ressaltar que todas as ações citadas devem estar embasadas dentro de
critérios que envolvam autoridade, responsabilidade, disciplina e iniciativa.
Esses quatro critérios mencionados nortearão as ações no que tange supervisionar
e responder por todas as atividades administrativas e pedagógicas, bem como as
relações com os pais e a comunidade. O gestor deve assegurar condições e meios
de manutenção de um ambiente de trabalho favorável e de condições materiais
necessárias a consecução dos objetivos da escola, incluindo a responsabilidade
pelo patrimônio e sua adequada utilização.
O gestor deve buscar os meios e condições que favoreçam a
atividade profissional de todos os funcionários, visando à boa qualidade do
ensino, para isto, deve assegurar o cumprimento da legislação educacional em
consonância com o regimento escolar garantindo a aplicação das diretrizes de
funcionamento da instituição e das normas disciplinares.
Articular de forma eficiente e
eficaz os diversos segmentos da escola de forma a colocar em prática o Projeto
Político Pedagógico, é a atribuição do coordenador pedagógico.
Podemos dizer que a primeira
atribuição da coordenação é a assistência pedagógico-didática aos professores,
de forma a alcançar a proposta de qualidade de ensino. Trabalhar junto ao
professor de forma a direcioná-lo na situação mais propícia a aprendizagem do
aluno.
·
Dentre a gama de atribuições de uma coordenação pedagógica
podemos citar:
- · Responsabilidade pelas atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola, priorizando a qualidade do cognitivo do processo ensino e aprendizagem.
- · Supervisionar e elaborar diagnósticos, projeto pedagógico-curricular da escola, junto ao corpo docente, e outros planos e projetos.
- · Orientar a organização curricular e o desenvolvimento do currículo, além da assistência direta aos professores na elaboração dos planos de ensino, escolha de livros didáticos, práticas de avaliação da aprendizagem, adequação de conteúdo, desenvolvimento de competências metodológicas, práticas avaliativas.
- · Coordenar reuniões pedagógicas, promover a interdisciplinaridade, diagnosticar problemas de ensino e aprendizagem e adotar medidas pedagógicas preventivas.
- · Organizar as turmas de alunos, direcionar professores, responsável pelo horário escolar além de coordenar o conselho de classe.
- · Propor e coordenar atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional dos professores.
- · Elaborar e executar programas e atividades com pais e comunidades, especialmente de cunho científico e cultural e acompanha o processo de avaliação e aprendizagem.
O serviço de orientação educacional deve trabalhar de forma
integrada com coordenação e administrador escolar, envolvendo os educandos, o
corpo docente, a família e a comunidade movimentando-os para aspectos do
conhecimento e buscando assim uma cultura escolar saudável e inovadora.
A orientação
educacional se consolida através de suas atuações que permeiam o cotidiano
escolar, familiar, comunitário e equipe de docentes. Podemos atribuir ao orientador
educacional um papel principal como profissional que pode auxiliar em
diferentes aspectos. De acordo com suas atuações podemos perceber algumas que
são consideradas principais:
- · incentivar o aluno a pesquisa, ou seja, acompanhar a vida escolar do educando, ajudando–o no processo de aprendizagem, pois é a principal ferramenta de trabalho do orientador.
- · identificar e assessorar alunos que demonstram dificuldades de adaptação à escola, dificuldades no rendimento escolar ou outros problemas no ambiente escolar. Mas essas atividades sempre se realizam com o apoio e parceria da família, administrador escolar e professores.
- · Acompanhar o trabalho do corpo docente em desenvolver o relacionamento interpessoal com o aluno. De acordo com Sanches: “É nesse sentido que entendo serem os orientadores educacionais profissionais com possibilidade para facilitar o processo de relacionamento entre professor e aluno” (SANCHES, 1999, p.25).
O serviço de orientação educacional atua na educação física e
mental. Pressupõe-se que o aluno precisa estar com o físico e mental ajustado
para uma boa aprendizagem. Trabalha na área de orientação vocacional, e faz a
ligação entre o aluno, o professor e a sociedade.
Com vistas ás atribuições citadas acerca dos instrumentos que
compõem o corpo administrativo escolar, podemos definir a escola como uma
organização sistêmica aberta, composta por um conjunto de pessoas com
diferentes papéis que interagem e se influenciam mutuamente. Desta forma, o
corpo administrativo composto pelo gestor, coordenador pedagógico e orientador
educacional representam, em grau de importância, os principais articuladores da
instituição escolar.
Lück (1981) enfatiza a importância de se pensar a forma como
as relações são estabelecidas e sua importância dentro do processo educativo,
segundo a autora, quando se pensa em algum setor da escola, deve-se pensar em
suas relações com os demais setores, bem como com a comunidade. Partindo
das considerações apresentadas, reafirma-se a importância da busca por uma
educação que consiga agregar ao trabalho escolar ações conjuntas, visando
atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativas das
aprendizagens, associando a isto, ações que assegurem um estreitamento das
relações entre escola, família e sociedade que conseqüentemente serão
transformados em valores.
Para que se alcance resultados, faz-se
necessário pautar-se em trabalhar o desenvolvimento cognitivo associado às
práticas do cotidiano escolar por meio de projetos integrados que envolvam
experiências, unidades, onde cada especialista educacional assume uma parte do
todo.
A gestão além de integrada deve ter como foco o fazer de uma
gestão escolar para comunidade, uma gestão participativa, onde além do corpo
administrativo escolar, tenhamos também pais e alunos inseridos no processo.
Boccia diz que:
[…]o
diretor não tem o poder isolado, não pode fazer as opções e as escolhas que
avaliam como sendo as mais adequadas, ou que atendam aos interesses dos membros
da comunidade em que a escola está inserida (BOCCIA, 2011, p.48).
A comunidade deve ser uma parceira da escola, e vice versa, demonstrando
assim uma gestão democrática. A escola e a comunidade só tem a ganhar com essa
parceria.
A gestão democrática implica a participação de todos os
segmentos da unidade escolar, a elaboração e execução do plano de
desenvolvimento da escola, de forma articulada, para realizar uma proposta
educacional compatível com as amplas necessidade sociais (LUCK, 2000, p. 27).
A democratização da gestão vai trazer
a comunidade para a escola e os benefícios serão para ambos os lados. A
formação dos alunos será beneficiada, e a credibilidade da escola diante a
comunidade também se elevará.
Enfim, todas essas ações
servirão como fases que reverterão na eficácia do processo educativo. Integrar as
funções administrativas e manter contato direto com a comunidade escolar, torna-se
essencial ao fato de que a instituição escolar tem sido alvo de constantes
transformações e indagações quanto ao cumprimento de seu papel enquanto
instituição de ensino.
Diante do tema analisado, pôde-se observar a importância de
se pensar o ambiente escolar dentro de uma perspectiva dinâmica, que necessite
da implementação de métodos integrados, a fim de que se alcancem os objetivos
propostos.
Apesar de existirem funções específicas por parte dos membros
da equipe gestora, e uma barreira física entre a escola e a comunidade (os
muros), observa-se que, quando as ações se integram, o resultado apresenta-se
positivo em todos os aspectos, tanto relacional, quanto integrador, organizado
e cognitivo no sentido de alcançar com eficiência e eficácia o processo
educativo.
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Referências
BRASIL. Decreto
n° 72.846 de 26/09/1973. Profissão de Orientador Educacional.
BOCCIA, M. B. Os papeis assumidos
pelos diretores de escola. Jundiaí: Edições Pulsar, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. rev. anpl.
Goiânia: Livros MF, 2008.
LÜCK, H. Ação
integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 13 ed.
Petrópolis: Vozes Ltda, 1981.
SANCHES, M. A. Orientação educacional e o adolescente. São Paulo: Arte &
Ciência, 1999.
Série Coordenação Pedagógica em Foco. Salto para
o futuro. TV Escola, Ano XXII, Boletim 1, abril 2012. In. AMADO, C.; MONTEIRO,
E. Coordenação pedagógica em foco.
p. 4-7.
Gostei das informações contidas aqui. Serão bem úteis em um trabalho que estou desenvolvendo. Mas fica uma dica: Em todos os textos, por favor, coloquem o nome do autor ou autoria, ano em que foi escrito, etc. Isso facilita e muito quando queremos utilizar em citações/referências dentro de outros trabalhos.
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