quinta-feira, 6 de agosto de 2015

AÇÃO INTEGRADA NA GESTÃO ESCOLAR


A gestão escolar, a coordenação pedagógica, e a orientação educacional se constituem em três áreas fundamentais no processo educacional. Todos os aspectos relacionados à vida escolar dependem da atuação das pessoas que ocupam essas funções, e estes devem trabalhar de forma integrada, não só entre si, mas também com a comunidade escolar, através de uma gestão participativa.
O Gestor escolar é o principal responsável pela escola, ele tem a função de fazer com que as atividades sejam realizadas eficiente e eficazmente. Durante muito tempo esta função foi alvo de criticas, em um primeiro momento, pela busca de definição em torno de sua atribuição como administrador, e posteriormente, buscou-se a redefinição de práticas excessivamente burocráticas, conservadoras, autoritárias e centralizadoras.
Diante das transformações ocorridas, sabemos que muitos gestores escolares já estão trabalhando embasados em práticas de gestão e liderança participativa, atitudes flexíveis e compromisso com as necessárias mudanças na educação. Assim, as ações do gestor escolar devem estar pautadas na gestão e administração com conotação pedagógica uma vez que se trata de uma gestão em função do campo educativo.
De acordo com Libâneo (2008), as atribuições competentes ao gestor escolar visam dirigir e coordenar o andamento dos trabalhos, a eficácia na utilização dos recursos, assegurar o processo participativo de tomada de decisões, assegurar a execução coordenada das atividades e setores da escola além de articular as relações interpessoais entre escola e comunidade.
Ainda acerca das competências envolvendo a gestão escolar, vale ressaltar que todas as ações citadas devem estar embasadas dentro de critérios que envolvam autoridade, responsabilidade, disciplina e iniciativa. Esses quatro critérios mencionados nortearão as ações no que tange supervisionar e responder por todas as atividades administrativas e pedagógicas, bem como as relações com os pais e a comunidade. O gestor deve assegurar condições e meios de manutenção de um ambiente de trabalho favorável e de condições materiais necessárias a consecução dos objetivos da escola, incluindo a responsabilidade pelo patrimônio e sua adequada utilização.
O gestor deve buscar os meios e condições que favoreçam a atividade profissional de todos os funcionários, visando à boa qualidade do ensino, para isto, deve assegurar o cumprimento da legislação educacional em consonância com o regimento escolar garantindo a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares.
Articular de forma eficiente e eficaz os diversos segmentos da escola de forma a colocar em prática o Projeto Político Pedagógico, é a atribuição do coordenador pedagógico.
Podemos dizer que a primeira atribuição da coordenação é a assistência pedagógico-didática aos professores, de forma a alcançar a proposta de qualidade de ensino. Trabalhar junto ao professor de forma a direcioná-lo na situação mais propícia a aprendizagem do aluno.
·         Dentre a gama de atribuições de uma coordenação pedagógica podemos citar:

  • ·         Responsabilidade pelas atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola, priorizando a qualidade do cognitivo do processo ensino e aprendizagem.
  • ·         Supervisionar e elaborar diagnósticos, projeto pedagógico-curricular da escola, junto ao corpo docente, e outros planos e projetos.
  • ·         Orientar a organização curricular e o desenvolvimento do currículo, além da assistência direta aos professores na elaboração dos planos de ensino, escolha de livros didáticos, práticas de avaliação da aprendizagem, adequação de conteúdo, desenvolvimento de competências metodológicas, práticas avaliativas.
  • ·         Coordenar reuniões pedagógicas, promover a interdisciplinaridade, diagnosticar problemas de ensino e aprendizagem e adotar medidas pedagógicas preventivas.
  • ·         Organizar as turmas de alunos, direcionar professores, responsável pelo horário escolar além de coordenar o conselho de classe.
  • ·         Propor e coordenar atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional dos professores.
  • ·         Elaborar e executar programas e atividades com pais e comunidades, especialmente de cunho científico e cultural e acompanha o processo de avaliação e aprendizagem.
O serviço de orientação educacional deve trabalhar de forma integrada com coordenação e administrador escolar, envolvendo os educandos, o corpo docente, a família e a comunidade movimentando-os para aspectos do conhecimento e buscando assim uma cultura escolar saudável e inovadora.
 A orientação educacional se consolida através de suas atuações que permeiam o cotidiano escolar, familiar, comunitário e equipe de docentes. Podemos atribuir ao orientador educacional um papel principal como profissional que pode auxiliar em diferentes aspectos. De acordo com suas atuações podemos perceber algumas que são consideradas principais:

  • ·         incentivar o aluno a pesquisa, ou seja, acompanhar a vida escolar do educando, ajudando–o no processo de aprendizagem, pois é a principal ferramenta de trabalho do orientador.
  • ·         identificar e assessorar alunos que demonstram dificuldades de adaptação à escola, dificuldades no rendimento escolar ou outros problemas no ambiente escolar. Mas essas atividades sempre se realizam com o apoio e parceria da família, administrador escolar e professores.
  • ·         Acompanhar o trabalho do corpo docente em desenvolver o relacionamento interpessoal com o aluno. De acordo com Sanches: “É nesse sentido que entendo serem os orientadores educacionais profissionais com possibilidade para facilitar o processo de relacionamento entre professor e aluno” (SANCHES, 1999, p.25).
O serviço de orientação educacional atua na educação física e mental. Pressupõe-se que o aluno precisa estar com o físico e mental ajustado para uma boa aprendizagem. Trabalha na área de orientação vocacional, e faz a ligação entre o aluno, o professor e a sociedade.
Com vistas ás atribuições citadas acerca dos instrumentos que compõem o corpo administrativo escolar, podemos definir a escola como uma organização sistêmica aberta, composta por um conjunto de pessoas com diferentes papéis que interagem e se influenciam mutuamente. Desta forma, o corpo administrativo composto pelo gestor, coordenador pedagógico e orientador educacional representam, em grau de importância, os principais articuladores da instituição escolar.
Lück (1981) enfatiza a importância de se pensar a forma como as relações são estabelecidas e sua importância dentro do processo educativo, segundo a autora, quando se pensa em algum setor da escola, deve-se pensar em suas relações com os demais setores, bem como com a comunidade. Partindo das considerações apresentadas, reafirma-se a importância da busca por uma educação que consiga agregar ao trabalho escolar ações conjuntas, visando atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativas das aprendizagens, associando a isto, ações que assegurem um estreitamento das relações entre escola, família e sociedade que conseqüentemente serão transformados em valores.
Para que se alcance resultados, faz-se necessário pautar-se em trabalhar o desenvolvimento cognitivo associado às práticas do cotidiano escolar por meio de projetos integrados que envolvam experiências, unidades, onde cada especialista educacional assume uma parte do todo.
A gestão além de integrada deve ter como foco o fazer de uma gestão escolar para comunidade, uma gestão participativa, onde além do corpo administrativo escolar, tenhamos também pais e alunos inseridos no processo. Boccia diz que:

[…]o diretor não tem o poder isolado, não pode fazer as opções e as escolhas que avaliam como sendo as mais adequadas, ou que atendam aos interesses dos membros da comunidade em que a escola está inserida (BOCCIA, 2011, p.48).

A comunidade deve ser uma parceira da escola, e vice versa, demonstrando assim uma gestão democrática. A escola e a comunidade só tem a ganhar com essa parceria.

A gestão democrática implica a participação de todos os segmentos da unidade escolar, a elaboração e execução do plano de desenvolvimento da escola, de forma articulada, para realizar uma proposta educacional compatível com as amplas necessidade sociais (LUCK, 2000, p. 27).

                A democratização da gestão vai trazer a comunidade para a escola e os benefícios serão para ambos os lados. A formação dos alunos será beneficiada, e a credibilidade da escola diante a comunidade também se elevará.
Enfim, todas essas ações servirão como fases que reverterão na eficácia do processo educativo. Integrar as funções administrativas e manter contato direto com a comunidade escolar, torna-se essencial ao fato de que a instituição escolar tem sido alvo de constantes transformações e indagações quanto ao cumprimento de seu papel enquanto instituição de ensino.
Diante do tema analisado, pôde-se observar a importância de se pensar o ambiente escolar dentro de uma perspectiva dinâmica, que necessite da implementação de métodos integrados, a fim de que se alcancem os objetivos propostos.
Apesar de existirem funções específicas por parte dos membros da equipe gestora, e uma barreira física entre a escola e a comunidade (os muros), observa-se que, quando as ações se integram, o resultado apresenta-se positivo em todos os aspectos, tanto relacional, quanto integrador, organizado e cognitivo no sentido de alcançar com eficiência e eficácia o processo educativo.


4 Referências

BRASIL. Decreto n° 72.846 de 26/09/1973. Profissão de Orientador Educacional.

BOCCIA, M. B.  Os papeis assumidos pelos diretores de escola.  Jundiaí: Edições Pulsar, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. rev. anpl. Goiânia: Livros MF, 2008.

LÜCK, H. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 13 ed. Petrópolis: Vozes Ltda, 1981.

SANCHES, M. A. Orientação educacional e o adolescente. São Paulo: Arte & Ciência, 1999.


Série Coordenação Pedagógica em Foco. Salto para o futuro. TV Escola, Ano XXII, Boletim 1, abril 2012. In. AMADO, C.; MONTEIRO, E. Coordenação pedagógica em foco. p. 4-7.

Um comentário:

  1. Gostei das informações contidas aqui. Serão bem úteis em um trabalho que estou desenvolvendo. Mas fica uma dica: Em todos os textos, por favor, coloquem o nome do autor ou autoria, ano em que foi escrito, etc. Isso facilita e muito quando queremos utilizar em citações/referências dentro de outros trabalhos.

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