quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A pedagogia da Educação 3.0

Resolução de problemas que valem a pena
Isso não significa resolver as questões tradicionais que ocupam o tempo das aulas atualmente. Os alunos devem solucionar problemas que a sociedade precisa resolver para avançar. Eles precisam trabalhar em conjunto para estudar questões que sejam tanto de interesse público como acadêmico. Caso esse processo demande o aprendizado de algum conteúdo tradicional (como equações matemáticas ou fórmulas da física), os estudantes deverão aprendê-lo, mas não de maneira isolada, e sim inserida em um contexto maior.
Trabalho produtivo em grupo
Os alunos raramente trabalham sozinhos; geralmente, cada um é responsável por um aspecto do trabalho do grupo. Eles usam as ferramentas digitais de comunicação para colaborar com professores, especialistas e colegas ao longo do trabalho. Essa rotina se assemelha à dos adultos nos escritórios e laboratórios.
Pesquisas autodirecionadas
As pesquisas são direcionadas à resolução dos problemas já descritos e quase sempre são originais. Dificilmente um grupo estuda o mesmo tópico do ano anterior ou a turma toda pesquisa o mesmo assunto. As fontes de estudo também aumentam gradativamente por meio de arquivos e redes digitais.
Contação de histórias
Explicar, publicar, apresentar e convencer são habilidades importantes para todos os estudantes na Educação 3.0. Ao longo de toda sua carreira acadêmica, eles são obrigados a compor, preparar e expor ideias por meio de apresentações em público, reuniões e debates – tal qual no ensino superior e no mercado de trabalho.
Uso das ferramentas adequadas
Lápis e papel são coisas do passado. Em vez disso, os alunos agora devem usar ferramentas que sejam mais adequadas para a resolução dos problemas: computadores, calculadoras, dispositivos móveis (como smartphones tablets) etc. Aprender a trabalhar com programas de computador também é essencial.
Ser curioso e criativo
Em uma escola 3.0, curiosidade e criatividade são hábitos da mente e métodos de trabalho que precisam ser ensinados, praticados e incentivados em todas as áreas de ensino. Sem essas características, os estudantes encontrarão mais dificuldades para obter sucesso no ensino superior e no mercado de trabalho. O ideal é que todo dia os alunos terminem as aulas com uma sensação de fascínio sobre o que foi aprendido ao longo do dia.

Fonte: Princípios da Educação 3.0, escrito por Jim Lengel. Disponível em:lengel.net/ed30/principles.html (texto em inglês)

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