quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Planejamento da Gestão Escolar

Planejamento da Gestão Escolar

O Plano de Gestão Escolar é um documento legislatório que traça o perfil da escola, impondo-lhe identidade e finalidades corriqueiras de todo os abrangidos. Transporta como norte para o gerenciamento das ações colocadas no setor interno da escola formando e operacionalizando o Projeto Pedagógico.

Sendo assim, o Plano de Gestão escolar abarca todos os feitios da escola, bem como as ações que serão atingidas, que devem incluir entre outros itens a ficha de cadastro da escola, conjunto de alunos, resumo do rendimento escolar do ano antecedente, discernimentos usados para a aglomeração dos alunos, determinações a serem aceitas pela escola, período de férias do setor administrativo, calendário escolar, horário de aulas, plano de aplicação das soluções financeiras entre outros.

Bem mais do que uma inovação da versão do Plano de Escola, o Plano de Gestão é um documento que individualiza a dinâmica na medida em que se deve desempenhar o acompanhamento de todos os fatos escolares ao longo e quatro anos, apontando a operacionalização do Projeto Pedagógico e do Plano de Ensino conjugado. São planejados os desígnios e os conteúdos visando à intenção dos alunos do ciclo propriamente dito. 

Sendo assim um dispositivo de ciclos onde embarga a ideia de que todos os alunos aprenderão sem a aceleração do conteúdo, poupando o ritmo de cada aluno presente.

O mais admirável componente do Plano de Gestão é a operacionalização e acompanhamentos das metas e objetivos do Projeto Pedagógico e do Plano de Ensino, dirigindo a qualidade do ensino que será dada aos alunos. O Plano de Gestão deve então ponderar os objetivos e metas pedagógicos, de no mínimo um semestre. Se o Plano se acomoda a escola, ele poderá ser efetivado, sendo assim a sua real efetivação ao final dos quatro anos.

É importante a reunião de todos os envolvidos, periodicamente para o julgamento do Plano de Gestão, para que seja demarcado se houve o empenho de gerenciar. Desse jeito é possível tornar o plano um documento autêntico e de utilidade na metodologia pedagógica. Todo o Plano de Gestão Escolar submerge os aspectos administrativos e pedagógicos, de maneira operacional, gerenciando os Planos Pedagógicos, sendo assim o Plano de Gestão começa a ser um documento que avaliará de tempos em tempos as metas e os objetivos e admitirá o controle do Plano de Ensino, ao longo de quatro anos. A maior importância é a garantia do Plano de Gestão Escolar é de desempenhar um bom funcionamento do Projeto Pedagógico e do Plano de Ensino.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO  
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/48740/planejamento-da-gestao-escolar#ixzz3lFSOcTTY

Acessado em 08/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário