terça-feira, 6 de setembro de 2016

Professor Faltoso...

O que fazer quando o professor falta demais?


Alto índice de absenteísmo prejudica aprendizado. Foto: Shutterstock
A falta frequente de alguns professores é um dos dilemas do cotidiano escolar. Isso impacta diretamente no resultado da aprendizagem dos alunos e traz à tona questionamentos acerca da eficiência da escola. As ausências dos docentes, justificadas ou não, causam transtorno na rotina e dificultam o trabalho do diretor nas mais diversas situações, já que ele precisa agir com urgência, acomodando os alunos em outras classes e acarretando um descompasso no trabalho desenvolvido em sala.
Por onde começar?
Primeiramente, entenda o porquê das faltas. Mapear a natureza e o período recorrente das ausências favorece a compreensão dos motivos e contribui para a busca por soluções. Converse com os faltantes para investigar as razões.
Com relação aos alunos, dependendo da faixa etária, não é aconselhável dispensá-los. Alguns fazem uso do transporte escolar e não têm como voltar para casa em qualquer horário. A melhor ideia nesse momento de emergência é o deslocamento de funcionários para ajudar no atendimento e o desenvolvimento de atividades extras, sem prejudicar o andamento das atividades das outras salas.
Vale ter de antemão, também, um plano de substituição (que deve estar registrado no PPP) e um banco de atividades para ser colocado em prática quando a ausência ocorre. Isso te poupará dores de cabeça nos momentos em que os problemas surgirem.
Alunos não podem ser prejudicados
Se não tem professor em sala, o estudante não conseguirá aprender! Por isso, ao analisar os resultados de aprendizagem dos alunos, é necessário considerar as faltas dos docentes como uma das variáveis que levaram a estes dados.
A rotatividade dos educadores prejudica a constituição de uma equipe que consolida a proposta educacional da escola. Por isso, o absenteísmo deve ser encarado de maneira séria, como um prejuízo no processo de ensino e de aprendizagem.
Fonte: http://gestaoescolar.org.br/blogs/na-direcao-certa/2016/08/31/o-que-fazer-quando-o-professor-falta-demais/
acessado em 06/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário