Plano
de Sequência Didática
INTERVENÇÃO
DISCIPLINAR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA APRENDIZAGEM
Flavio Cesar Franco Nascimento
Objetivos
Promover uma mudança de olhar em relação à
indisciplina, no âmbito escolar e suas possíveis causas, bem como
propor ações para amenizar o problema estudando conceitos de desenvolvimento
moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo
educacional. Além disso:
- Estimular a equipe pedagógica a refletir sobre a própria postura;
- Promover palestras de sensibilização de escola, pais e comunidade local;
- Organizar grupos de estudo para estudar os problemas de indisciplina e descobrir os fatores que contribuem para o aumento dela;
- Verificar qual a metodologia de trabalho utilizada para lidar com os problemas de indisciplina na sala de aula;
- Estimular a coletividade, autonomia e habilidades de cada aluno, utilizando os materiais disponíveis no recreio dirigido;
- Trabalhar regras de convivência nos momentos dos jogos de recreação;
- Contribuir para que a escola se torne um espaço prazeroso de se conviver
- Melhorar o relacionamento e o convívio entre os alunos.
Conteúdo
curricular
Disciplina Escolar
Série
ou ano escolar
5º ano ao EM.
Tempo
Estimado
4 meses.
Material
Necessário
Computador para confecção de materiais,
textos, questionários, palestras, etc; vídeo projetor, caixa de som e microfone,
utilizados nas palestras e reuniões, mostrando vídeos, musicas, slides; jogos
gigantes em lona para o momento do intervalo, compondo o recreio dirigido;
carro para visitações, máquina fotográfica, entre outros.
Referências
Bibliográficas
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do caos. Nova Escola, n.
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Curriculares Nacionais: apresentação do temas transversais ética.
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LA
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LEVISCHI,
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Maria Tereza. Comunicação entre pais e
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A indisciplina do ponto de vista dos professores e dos alunos. In: Aquino,
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Cleuza. Assim não dá! Culpar a família pelo desempenho do aluno. Nova
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VASCONCELLOS,
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Paulo: Fde, 1997.
VICHESSI,
Beatriz. O que é indisciplina? Nova Escola, n.
226, p. 78-89, out. 2009.
Desenvolvimento
Na atual conjuntura a indisciplina é um dos fatores
que mais dificulta o desenvolvimento das atividades pedagógicas no âmbito
escolar. As causas são diversas e neste sentido a família e a escola estão em
constante embate atribuindo uma à outra a responsabilidade pela exposição de
regras para as crianças, regras estas que na maioria dos casos chegam até eles
como forma de imposição, não levando a uma reflexão uma vez que ele não
participou do processo de elaboração das mesmas.
A indisciplina representa um problema a ser pensado
sob a perspectiva da gestão escolar, pois se configura como um
complicador ao exercício do trabalho pedagógico. É preciso lançar um
olhar diferenciado sobre o problema para que se consiga descobrir em quais
momentos ela é mais acentuada e quais fatores sociais, pedagógicos e
psicológicos contribuem para que ela aconteça.
É necessário, abordar o tema considerando sua
complexidade e os obstáculos que se agigantam no meio do caminho, contudo
assumindo cada um sua responsabilidade e comprometendo-se em observar o espaço
escolar continuamente, fazer investigações para que a realidade uma vez
percebida de diversas formas possa ser mudada. Neste processo faz se
necessário trabalhar a relação professor-aluno estreitando laços, e
criando junto com os educandos as regras de convivência do espaço escolar para
que se sintam parte de uma organização, de um sistema, de uma instituição.
Com objetivo de mediar este embate e sensibilizar
escola, família e comunidade para a responsabilidade de cada um no papel de
educador, estamos propondo o seguinte plano de ação. Plano
este que traz em seu bojo um estudo sobre a Indisciplina
no âmbito escolar e suas possíveis causas, bem como propõe ações
para amenizar o problema.
Ação 1:
Organizar grupos de estudo na escola para pensar e
repensar as questões da indisciplina, bulling e violência na escola a fim de
estarem continuamente engajados na luta contra o problema.
Os grupos terão encontros periódicos a cada mês
(escolas de pais, reuniões em sala como mesa redonda) e serão formados pelos
professores, pais de alunos e representantes da comunidade, contando com
palestras de especialistas como conselheiro tutelar, psicólogos, professores,
policiais e outros. Vídeo aulas, leitura compartilhada de textos sobre os temas
abordados e projetos que deram certo em outras instituições serão inseridos,
levando-os para casa e retornando posteriormente com propostas de atuação ou
lendo em grupo e buscando um consenso.
Ação 2:
Fazer registro de sala de aula “através dos
professores” e espaço escolar ”através dos monitores e vice direção”, a fim de
perceber qual o foco da indisciplina em cada sala bem como nos momentos de
recreação e deste modo trabalhar em cima dos pontos corretos visando um melhor
resultado.
Ação 3:
Buscar parceria com Conselho Tutelar, agentes
comunitários, psicólogos e assistentes sociais a fim de sensibilizar as famílias e
comunidade local para os prejuízos causados pela indisciplina no espaço
escolar. Procurando através de palestras, jogos, gincanas e outros eventos
aproximá-los mais da escola para que compreendam como funciona o ambiente, suas
complexidades e a necessidade de estarem engajados na luta contra o Bulling, a
violência e a indisciplina geral e em sala de sula.
Ação 4:
Elaborar e aplicar o Projeto Recreio
Dirigido contando com a participação e organização da coordenação,
professores e alunos, a fim de tornar o espaço tempo mais ordenado nos maiores
momentos de conflitos (em anexo). Tem-se como meta de igual modo através desta
ação estimular a coletividade, autonomia e habilidades de cada aluno nos
momentos dos jogos e brincadeiras que serão promovidos, além de diminuir a
incidência de acidentes.
Ação 5:
Visitar
os alunos com dificuldade disciplinar e juntamente com a família e o aluno,
montar estratégias de melhoria de atitudes.
Ação 6:
Recapitulação das regras entre os professores e
seus alunos (Elas geralmente são construídas no primeiro dia ou semana de
aulas, lavrando um documento chamado de acordo didático, para cada turma). O
aluno se sente participante do processo de elaboração deste conjunto de regras
com seus direitos e deveres explícitos.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES (estratégias da proposta):
Ações
|
Envolvidos
|
Período
|
Organizar
grupos de estudo na escola para pensar e repensar as questões da
indisciplina, bullyng e violência na escola
|
Equipe
diretiva
Pais
Professores
Funcionários
|
julho 2015
|
Buscar
parceria com Conselho Tutelar, agentes comunitários, psicólogos e assistentes
sociais a fim de sensibilizar as famílias e comunidade local
|
Equipe
diretiva
|
agosto 2015
|
Fazer registro de sala de aula e espaço
escolar a fim de perceber qual o foco da indisciplina
|
Professores
Equipe
diretiva
Funcionários
|
agosto 2015
|
Elaborar
e aplicar o Projeto Recreio Dirigido contando com a participação e
organização da coordenação, professores e alunos
|
Equipe
diretiva
Professores
Alunos
Funcionários
|
setembro 2015
|
Visitar
os alunos com dificuldade disciplinar
|
Equipe
diretiva
Professores
|
setembro 2015
|
Elaboração
do acordo didático
|
Professores
Alunos
|
Imediatamente
|
Avaliação
Por meio de
questionários, pedir aos alunos, funcionários e pais que analisem os avanços no
processo (em anexo).
Observar a colaboração e inclusão dos alunos,
anotar o que foram capazes de realizar sozinhos e em grupo, analisar o
quanto cada aluno avançou no trajeto, avaliando a evolução da disciplina em
geral e especificamente nas turmas envolvidas.
ANEXOS
Questionário - Alunos
(avaliação disciplinar)
1.Como você avalia a disciplina em sala de aula?
( )Ótima (
)Boa ( )Regular
( ) Ruim (
)péssima ( )não sei responder
2. Como você avalia a disciplina nas aulas ministradas no
ginásio ou áreas externas (educação física)?
( )Ótima (
)Boa ( )Regular
( ) Ruim (
)péssima ( )não sei responder
3. Como você avalia a disciplina nas aulas realizadas no
Laboratório, Biblioteca ou informática?
( )Ótima (
)Boa ( )Regular
( ) Ruim (
)péssima ( )não sei responder
4. Como você avalia a disciplina nos corredores ou pátio no
momento do intervalo?
( )Ótima (
)Boa ( )Regular
( ) Ruim (
)péssima ( )não sei responder
5. Como é o trabalho dos professores para garantir a
disciplina em sala de aula?
( )Ótimo (
)Bom ( )Regular
( ) Ruim (
)péssimo ( )não sei responder
6. Como é o trabalho dos monitores para garantir a
disciplina nos pátios e no intervalo?
( )Ótimo (
)Bom ( )Regular
( ) Ruim (
)péssimo ( )não sei responder
7. Como você percebe o trabalho da direção para garantir a
disciplina em geral?
( )Ótimo (
)Bom ( )Regular
( ) Ruim (
)péssimo ( )não sei responder
8. A disciplina em geral vem melhorando do inicio do ano até
agora?
( ) Sim (
) não ( ) piorou
( )não sei responder
9. Quais as maiores ocorrências de indisciplina em sua
turma?
(
) Desrespeito com colegas (palavrões, xingamento, bate boca);
(
) Agressividade (empurrões, socos, tapas);
(
) Desrespeito com professores e funcionários;
(
) Danos a Materiais e objetos de
uso coletivo;
(
) Desinteresse na realização de tarefas e atividades propostas;
(
) Brincadeiras durante a aula;
(
) Saída sem permissão;
(
) Uso de celulares/eletrônicos na sala de aula
(
) Outros______________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Projeto Recreio
Dirigido
Justificativa
O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento
presente na vida de todo estudante. Acompanha-o da educação infantil à Pós –
Graduação.
Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso,
todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico,
proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as
relações sócias- afetivas.
O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos
se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as
preferidas pelos alunos, principalmente pelos meninos, o que ocasionam
acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos
incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio
Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao
espaço e ao momento.
Objetivo Geral
Conscientizar nossos alunos quais são as ações, atitudes e
procedimento mais correto para horário e espaço físico da escola, bem como
oferecer atividades lúdicas e brinquedos variados confeccionados com sucatas e
lona.
Objetivo específico
- · Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar.
- · Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente.
- · Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor e das relações sócias e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, momentos de interação lúdica.
- · Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso.
Publico alvo
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e 6º ano ao
Ensino Médio.
Etapas de
desenvolvimento do projeto
1ª Etapa:
Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser
feito no horário do recreio.
Responsáveis: professores, vice diretor e orientador
2ª Etapa: organização
do programa de atividades do recreio.
Responsáveis: vice diretor, coordenador e orientador.
3ª Etapa: implantação
do projeto – momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e
onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e fazendo os
reajustes necessários.
Responsáveis: vice diretor, Monitores. coordenador e
orientador.
Atividades –
Brincadeiras
·
Jogos
como: dama, jogo da memória, dominó, pega varetas, elásticos, cordas e outros.
·
Resgate
de brincadeiras como: amarelinha, passa anel, pula elástico, brincadeira de
roda etc..
·
Além
de brinquedos trazidos pelas crianças.
Cronograma
·
2ª
feira – Pingue pongue, queimada na quadra
·
3ª
feira – jogo da velha, boliche, dama.
·
4ª
feira – Corda, elástico e peteca.
·
5ª
feira – Pingue pongue, queimada na quadra
·
6ª
feira – brinquedos trazidos pelos alunos.
Conclusão
Uma vez implantado o Projeto Recreio Dirigido, espera-se que
os alunos mudem os comportamentos agressivos e a correria pelo pátio,
incorporando novas posturas/atitudes.
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