sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Liderança Eficaz

Liderança é a capacidade de gerir pessoas, fazer com que a equipe o siga naturalmente. Para Luck (2011), a capacidade de liderança não emerge plena, de repente. Ela se desenvolve passo a passo, a partir de uma ação intencional e orientada para o seu desenvolvimento.
O sucesso de toda organização depende grandemente da maneira pela qual o gestor conduz seus liderados. A motivação depende muito da maneira pela qual o líder articula as habilidades do grupo e os conduz a fazer o que deseja. Para tanto, se faz necessário utilizar técnicas de liderança motivacional de forma a conduzir todos a compartilhar do processo rompendo paradigmas com perfeição e determinação.
Em toda empresa o gestor é o profissional que atua nos segmentos da empresa como agente motivador. De igual forma nas instituições de ensino, o gestor deve conduzir seus liderados de tão maneira a fazer com que todos o sigam de maneira espontânea e prazerosa. Dessa forma, tratará bem sua clientela com isso evitará a evasão escolar.
O dinamismo do grupo possibilita potencializar bons procedimentos. Os gestores de uma instituição de ensino na pessoa do coordenador, orientador e outros enquanto líder, sabendo conduzir seus liderados obterá bons resultado. Para tanto, deverá se capacitar na expectativa de alcançar realização pessoal para melhor desempenho de suas atividades.
Nesse contexto, o líder teve ter visão holística e inovadora, vê possibilidades nas pessoas, fazer com que tenham bom desempenho profissional potencializando suas capacidades e fazendo-os descobrir o quanto são capazes. Nessa linha, deverá investir tudo que pode, e acreditar que é possível alcançar as metas estabelecidas.
Para tanto, faz-se necessário que o bom líder atualize-se e conduza seus liderados a busca do aperfeiçoamento para prestação de serviço mais eficaz e eficiente.
[...] O líder mobiliza, orienta e coordena o trabalho de pessoas para aplicarem o melhor de si na realização de ações de caráter sociocultural voltadas para a contínua melhoria da qualidade do ensino aprendizagem (LUCK, 2010, p. 20).

O líder não pode se acomodar e achar que seu desempenho é muito bom, e deixar de se atualizar e empenhar-se na busca de inovações para sua escola. Pelo contrário, deve ter por legado buscar a cada dia a excelência no que faz. Deixar os alunos sem perspectiva de melhoria é o tipo de situação que não pode ocorrer. As instituições de ensino necessitam garantir qualidade de ensino, assegurando um ambiente no qual os alunos sejam capazes de contextualizar e criticar a vasta quantidade de dados que cruzam o seu caminho a cada dia. Esse procedimento fará com que a evasão escolar também diminua pois os discentes estarão inseridos no processo.
Quando os gestores ficam satisfeitos com as condições e processos sociais presentes na escola não percebem perspectivas para a sua melhoria e não almejam promove-las, estão fadados a realizar uma ação medíocre e a promover resultados insuficientes em sua escola (LUCK, 2010, p. 136).  

Enquanto líder, não pode se satisfazer com as condições de métodos didáticos estabelecidos e viver sem estimulo para superar novas metas estabelecidas e se propor a não sair da zona de conforto. Dessa forma não há sucesso nos processos e não alcança o objetivo esperado para a vida profissional. Todas as pessoas têm inteligência natural.
O gestor precisa ter sensibilidade de verificar as diversidades de inteligências e valorizar o potencial humano que há nas instituições. Segundo Luck (2009), aos gestores compete criar condições estimulantes para o exercício de capacidades necessárias ao bom desempenho.
O constante aprimoramento das diversas inteligências encontrada nas empresas é de fundamental importância para o crescimento intelectual e profissional. Faz-se necessário avaliar resultados, processos e atividades, que apontam para uma evolução do desempenho e pontuar aspectos de relevância.
Nessa temática, vemos também que a tendência dos alunos no Ensino Médio é perceber os benefícios que lhes são propostos a fim de aproximá-los das oportunidades de crescimento, desenvolvimento de habilidades, das expectativas no campo profissional.
 Dessa forma, é preciso desenvolver a necessidade de reavaliar seus objetivos propostos às novas descobertas, numa medição contínua dos desempenhos sob orientação e acompanhamento. Dentro desta perspectiva, muitos problemas seriam evitados se houvesse meios para ouvir o cliente com atenção dando real importância às solicitações. No ensino médio se os alunos são bem acolhidos e orientados certamente se evitará a evasão escolar nesse nível de ensino.
No contexto escolar, o líder professor é formador de opinião, com a nobre missão de mudar hábitos da sociedade a qual estão inseridos.
[...] a administração se constitui em instrumento que, como tal, pode articular-se tanto com a conservação do status quo quanto com a transformação social, dependendo dos objetivos aos quais ela é posta a servir (BOCCIA, 2011, p. 185).
        
            De acordo com Luck (2010), o líder deve estar atento a vários elementos importantes no trabalho das pessoas. Esses elementos podem caracterizar o resultado da liderança. Podemos destacar o comportamento das pessoas, a mobilização dos recursos internos, objetivos esclarecidos e a comunicação.
Os profissionais que assumem cargos cujas funções principais tenham como componente principal a liderança, devem, necessariamente, dedicar-se ao estudo, à observação e à reflexão sobre essa liderança, de modo que possam exercê-la de forma competente. (LUCK, 2010, p. 31).

            Em essência, a liderança envolve a realização de objetivos com e através de pessoas. Consequentemente, um líder precisa preocupar-se com tarefas e relações humanas. No que se refere às características da liderança, o líder deve ter autoridade, afinal ele exerce a função de poder, é um articulador e utiliza seu poder pessoal para obtenção de resultados satisfatórios.
            O poder pessoal do líder atinge a autoridade de baixo para cima, assim, os liderados respeitam e percebem nos objetivos claros do líder a satisfação dos seus próprios objetivos. Por outro lado, o líder que não usufrui de seu poder para a mobilização das pessoas, não exerce seu poder influenciador.
            Os líderes desenvolvem seu perfil no decorrer do tempo, através da experiência e do treinamento. Cabe a ele todas as tomadas de decisões, a segurança, a motivação dos liderados, atitudes decisivas para a organização.
            Segundo Luck (2010), a comunicação no âmbito de liderança é um ato intencional exercido pelos gestores, de maneira a promover resultados favoráveis à melhor e mais efetiva promoção.
            Além disso, a liderança tem a preocupação de controlar os lucros e investimentos, calcular a produtividade, conhecer e controlar as habilidades dos subordinados, prever as instabilidades do futuro com base no passado e presente.
            Uma liderança competente está em contínua aprendizagem. Segundo Motta (1998) o líder atento abre canais para comunicação, cria um ambiente de trabalho em que exista incentivos, abre caminhos para riscos e tolera erros.  Um líder proativo abre espaço para as pessoas manifestarem sua criatividade e meios para todos aprenderem a partir de suas próprias experiências.
            A liderança que valoriza a aprendizagem contínua pode então criar um processo de mudança ampla, aberta e experimental.
O aprendizado contínuo consiste em um enfoque exploratório não só para descobrir problemas como também para solucioná-los. Trata-se de uma perspectiva de ver tanto o desejo quanto a proposta de mudança como emergente da aprendizagem. Presume-se que ideias inovadoras já estão disponíveis na organização e fazem parte da experiência das pessoas (MOTTA, 1998, p. 135).

            Assim, todos os liderados podem assumir novas perspectivas sobre mudança, pois a inovação requer questionamentos, ações colaborativas e percepções coletivas em busca de resultados em equipe.
            Na liderança contemporânea a flexibilidade é uma ferramenta de acesso a pessoas e uma aliada na possibilidade de mudanças na organização. Portanto, o líder com perfil flexível, avança com maiores oportunidades de desenvolvimento.
O papel do líder que tenha consistência não está concentrado no poder da sua função, mas na responsabilidade que dela procede. Com propósitos, formulação de estratégias, conscientes de que necessitam abrir caminhos para o desenvolvimento de pessoas.
Segundo Luck (2011), a capacidade de liderança não surge plena, de repente, do nada. Ela se desenvolve passo a passo, a partir de uma ação intencional e orientada para o seu desenvolvimento. O gestor observa sua volta e propõe-se a trabalhar para alcançar as metas propostas de maneira integrada com os que estão ao seu redor, agregando valores e significado a cada conquista alcançada pelo grupo.

Além de buscar conduzir o ambiente escolar da melhor maneira o líder ou gestor deve oferecer suporte aos liderados, para que esses possam desenvolver todas as suas capacidades e habilidades em vista de um atendimento de qualidade e significativo evitando assim a evasão escolar.

REFERÊNCIAS

BOCCIA, Margarete Bertolo.  Os papéis assumidos pelos diretores de escola.  Jundiaí- SP: Edições Pulsar, 2011.

LUCK, Heloísa.  A Gestão Participativa na Escola.  5ª edição. Petrópolis- RJ: Vozes, 2009.

____________ Liderança em Gestão Escolar. 6ª edição. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2010.

____________ Liderança em Gestão Escolar. 7ª edição. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.

MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro –RJ: Editora Qualitymark, 1998.

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